Parceiros Comerciais Internacionais da Floricultura Brasileira, 1997-2002

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar os principais parceiros comerciais e quantificar os principais produtos da pauta de comércio exterior da floricultura brasileira. Os parceiros comerciais mais importantes em temos de superávit comercial médio de plantas vivas e produtos da floricultura, no período 1997-2002, foram: União Européia (US$ 6,5 milhões), Japão (US$ 916 mil), NAFTA (US$ 877 mil), Mercosul (US$ 517 mil) e Suíça (US$ 103 mil). O item mais importante em termos de valor da exportação, tomando como referência o ano de 2002, é mudas de ornamentais e plantas vivas (US$ 8,3 milhões), seguido de: bulbos, tubérculos e rizomas (US$ 4,0 milhões), folhas, folhagens e musgos (US$ 1,5 milhão) e flores cortadas para buquês (US$ 1,2 milhão). A evolução das exportações de folhas, folhagens e musgos para floricultura teve crescimento anual recorde de 39,94% e crescimento no saldo comercial de 51,93%, no período 1997-2002.

Palavras-chave: flores, plantas ornamentais, floricultura, comércio exterior, Brasil.

Brazilian Floriculture’s International Commercial Partners, 1997-2002

Abstract: The objective of this paper was to identify the main commercial partners and to quantify the main products of the foreign trade of Brazilian floriculture. The more important commercial partners, in terms of average pay off commercial of floriculture products, in the period 1997-2002, were: European Union (US$ 6,5 million), Japan (US$ 916 thousand), the NAFTA (US$ 877 thousand), the Mercosur (US$ 517 thousand) and Switzerland (US$ 103 thousand). The most important item in terms of value of the export, taking as reference the year of 2002, is nursery plants of ornamentals and alive plants (US$ 8,3 million), following by: bulbs, tuber and rhizomes (US$ 4,0 million), leaves, foliages and mosses (US$ 1,5 million) and cut flowers for bouquets (US$ 1,2 million). The evolution of the exports of leaves, foliages and mosses for floriculture had the best annual growth of 39,94% and growth in the commercial balance of 51,93%, in the period 1997-2002.

Key-words: flowers, ornamental plants, floriculture, foreign trade, Brazil

Trabalho apresentado no XLI Congresso Brasileiro da SOBER, 27 a 30 de julho de 2003, Juiz de Fora - MG

Data de Publicação: 21/07/2003

Autor(es): Ikuyo Kiyuna Consulte outros textos deste autor
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