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Certificação e Confiança Face a Face em Feiras de Produtos Orgânicos
RESUMO: As ansiedades contemporâneas com relação à alimentação
industrializada têm levado à adesão, por parte de
alguns consumidores, a diversas ideologias alimentares, como o consumo de alimentos orgânicos. As formas de identificar os
produtos orgânicos vêm passando por uma
transição, de uma simples rede de confiança entre produtores e consumidores
locais, baseada nas interações face a face, para
um sistema de certificação baseado em conhecimento perito. As formas de comercialização também vêm se alterando, da
“feira direto com o produtor”, certificadas ou
não, para as redes de supermercados, as lojas especializadas e as compras
pela internet. Este paper analisa a construção da
confiança pelos consumidores adeptos, considerando dados empíricos de duas pesquisas qualitativas em feiras orgânicas
certificadas. Os resultados mostram que a ida à
feira e as relações de sociabilidade são parte constitutiva da ideologia
alimentar adotada e da confiança nos produtos
adquiridos, indo além de selos, rótulos e
sistemas de certificação.
Data de Publicação: 30/06/2011
Autor(es):
Fátima Portilho Consulte outros textos deste autor
Marcelo Castañeda Consulte outros textos deste autor