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Panorama da Vitivinicultura Brasileira
O
negócio vinho movimenta aproximadamente US$ 180 bilhões no mercado
mundial1. Dentre os principaisprodutores destacam-se os países
tradicionais do chamado Velho Mundo como França, Itália, Espanha, Portugal e
Alemanha e, mais recentemente, os países do Novo Mundo como EUA, Chile,
Austrália, Nova Zelândia, Argentina e África do Sul. A partir da década de 1970
os vinhos do Novo Mundo, que representavam apenas 5% do mercado internacional,
ganharam qualidade e passaram a competir com os europeus no mercado
internacional e, atualmente, já são responsáveis por 50% do total de vinhos
comercializados no mundo. Tabela 1 - Área Plantada com Uva nos
Principais Estados Brasileiros, Período 2004-2006
O
aumento da produção em alguns países como Nova Zelândia, África do Sul, Chile e
outros, do chamado Novo Mundo, impôs um problema ao mercado mundial de vinhos ao
elevar os estoques, pois o consumo mundial não cresce no mesmo
ritmo.
Segundo dados da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV)2,
em 2006 a estimativa de produção mundial de vinho esteve entre 27,5 bilhões e
28,6 bilhões de litros, e o consumo mundial foi de 23,8 bilhões de
litros.
Não
há como discutir a produção de vinho sem abordar a produção de uva. Em 2006 a
área plantada de uvas no Brasil totalizou aproximadamente 87,7 mil
ha3. Apesar de os principais estados brasileiros produtores de uva
apresentarem acréscimo na área plantada no triênio 2004-2006, houve queda na
produção, fato que pode ser explicado tanto por problemas climáticos nas
principais regiões produtoras como pelo plantio de novas variedades menos
produtivas, a exemplo das uvas sem semente (Tabelas 1
e 2).
(mil ha)
Estado | 2004 | 2005 | 2006 |
Rio Grande do Sul | 40,3 | 42,4 | 47,5 |
São Paulo | 11,9 | 13,7 | 18,7 |
Pernambuco | 4,6 | 4,9 | 6,4 |
Paraná | 5,7 | 5,6 | 5,9 |
Bahia | 3,4 | 3,0 | 3,1 |
Santa Catarina | 3,9 | 4,2 | 4,9 |
Minas Gerais | 0,9 | 0,9 | 0,9 |
Brasil | 71,1 | 75,0 | 87,7 |
Fonte: IBGE (2007)3.
Tabela 2 - Produção de Uva nos Principais Estados Brasileiros, Período 2004-2006
(mil toneladas)
Estado |
2004 |
2005 |
2006 |
Rio Grande do Sul |
696,5 |
611,8 |
623,8 |
São Paulo |
193,3 |
231,6 |
194,4 |
Pernambuco |
151,6 |
150,8 |
155,7 |
Paraná |
96,6 |
99,2 |
104,4 |
Bahia |
85,9 |
90,9 |
89,7 |
Santa Catarina |
46,0 |
47,9 |
47,7 |
Minas Gerais |
13,0 |
14,3 |
12,2 |
Brasil |
1.283,2 |
1.246,9 |
1.228,3 |
Fonte: IBGE (2007)3.
Do
volume total de uva produzida no mundo em 2006, 38,32% foram destinados à
elaboração de vinhos, sucos, destilados e outros derivados, o que representa
redução de 14,52% em comparação com o ano anterior4. Segundo Protas;
Camargo; Mello (2006)5, em média, 45% do volume de uva produzida no
Brasil é destinado ao processamento na elaboração de vinhos, sucos e outros
derivados e 55% comercializados in natura. Do total de produtos
industrializados, 60% são vinhos de mesa e 21% sucos de uvas, ambos elaborados a
partir de uvas de origem americana, especialmente cultivares Vitis
labrusca, Vitis bourquina e híbridos interespecíficos diversos. De
acordo com aqueles autores, cerca de 10% são vinhos finos, elaborados com castas
de Vitis vinifera; o restante (9%) é para outros derivados de uva e do
vinho (Tabela 3).
Existe escassez de informações sobre produção e comercialização brasileira de
vinho e de suco de uva. O único Estado que realiza e publica estimativa é o Rio
Grande do Sul. Segundo as estimativas existentes, esse estado brasileiro é
responsável por cerca de 80% do volume da produção do País e o Vale do Rio São
Francisco, por 15%.
Tabela 3 - Produção, Exportação, Importação, Processamento e Consumo de Uvas no Brasil, Período 1990-2006
(em t)
Ano |
Produção |
Exportação |
Importação |
Processamento |
Consumo in
natura |
1990 |
786.218 |
1.845 |
14.682 |
490.930 |
308.125 |
1991 |
648.026 |
2.882 |
12.131 |
339.369 |
317.906 |
1992 |
800.112 |
6.877 |
4.786 |
398.089 |
399.932 |
1993 |
785.958 |
12.552 |
4.508 |
401.472 |
376.442 |
1994 |
800.609 |
7.092 |
8.384 |
450.561 |
351.340 |
1995 |
836.545 |
6.786 |
23.891 |
455.772 |
397.878 |
1996 |
730.885 |
4.516 |
56.817 |
313.331 |
442.945 |
1997 |
855.641 |
3.705 |
23.222 |
414.485 |
460.673 |
1998 |
736.470 |
4.405 |
26.492 |
348.523 |
410.034 |
1999 |
868.349 |
8.083 |
8.599 |
469.870 |
398.870 |
2000 |
978.577 |
14.343 |
9.903 |
549.306 |
424.831 |
2001 |
1.062.817 |
20.660 |
7.457 |
469.098 |
580.516 |
2002 |
1.120.574 |
26.357 |
11.003 |
506.799 |
598.421 |
2003 |
1.054.834 |
37.601 |
7.612 |
425.946 |
598.899 |
2004 |
1.281.802 |
28.815 |
6.072 |
624.450 |
634.609 |
2005 |
1.246.976 |
51.213 |
8.387 |
550.700 |
696.246 |
2006 |
1.228.390 |
62.250 |
12.106 |
470.705 |
757.685 |
Fonte: Atualizado pelos autores com base em Mello (2001, 2005)6 e 7.
O Rio
Grande do Sul comercializa 60% da sua produção de vinho a granel8,
esse estado registrou 140 milhões de litros de vinho vendidos a granel. O Estado
de São Paulo importa 40% do vinho produzido no País.
Dados
preliminares da União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA)9 e do
Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN)10 registram que em 2006 o Rio
Grande do Sul produziu 346,4 milhões de litros de vinhos, sucos e derivados e
comercializou 443,1 milhões de litros (Tabelas 4 e 5).
Quanto à produção de vinhos, houve queda de 13,92% em 2006 em relação a 2005. A
mesma tendência de queda foi encontrada na quantidade comercializada no mesmo
período, com destaque para o vinho de mesa (9,35%) se comparado ao vinho fino
(0,99%) (Tabelas 4 e 5).
Tabela 4 - Produção de Vinhos, Sucos e Derivados do Estado do Rio Grande do Sul, Período 2003-2006
(em litros)
Produto | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 |
Vinho de mesa | 202.545.724 | 312.549.281 | 226.080.432 | 185.100.887 |
Tinto | 155.513.687 | 252.979.739 | 180.698.666 | 149.527.555 |
Branco | 40.861.639 | 51.497.025 | 39.212.146 | 31.738.390 |
Rosado | 6.170.398 | 8.072.517 | 6.169.620 | 3.809.942 |
Vinho fino | 29.551.457 | 43.084.644 | 45.453.898 | 32.168.976 |
Tinto | 15.357.576 | 23.160.118 | 25.409.805 | 18.868.108 |
Branco | 14.058.481 | 19.887.747 | 20.012.363 | 13.249.969 |
Rosado | - | - | 31.730 | 50.900 |
Suco de uva simples | 4.659.258 | 6.200.037 | 9.798.024 | 13.946.491 |
Suco concentrado1 | 55.241.820 | 89.390.375 | 97.566.220 | 87.073.025 |
Outros derivados | 20.741.475 | 21.693.858 | 23.549.751 | 28.151.593 |
Total | 312.819.734 | 472.918.195 | 402.448.325 | 346.415.973 |
1Transformado em litros de suco simples.
Fonte: UVIBRA e IBRAVIN in: Anuário Brasileiro da Uva e do Vinho 200711.
Tabela 5 - Comercialização de Vinhos, Sucos e Derivados do Estado do Rio Grande do Sul, Período 2003-2006
(em litros)
Produto | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 |
Vinho de mesa1 | 217.082.959 | 225.370.322 | 271.248.493 | 245.072.881 |
Tinto | 179.225.328 | 186.598.797 | 227.987.457 | 208.951.066 |
Rosado | 6.945.806 | 5.477.846 | 39.698.976 | 33.057.424 |
Branco | 30.911.825 | 33.293.679 | 3.562.059 | 3.064.392 |
Vinho especial2 | 205.269 | 66.990 | 285.994 | 172.174 |
Tinto | 87.544 | 51.825 | 278.339 | 171.360 |
Branco | 117.725 | 15.165 | 7.655 | 815 |
Vinho fino de mesa3 | 23.293.171 | 19.864.478 | 22.306.004 | 22.085.322 |
Tinto | 12.559.693 | 10.859.722 | 13.335.767 | 13.590.710 |
Rosado | 579.724 | 390.370 | 472.971 | 307.188 |
Branco | 10.153.754 | 8.614.386 | 8.497.265 | 8.187.423 |
Espumantes | 4.204.240 | 4.813.838 | 5.705.224 | 7.482.727 |
Espumante moscatel | 594.044 | 691.059 | 1.071.448 | 1.277.312 |
Suco de uva integral | 7.496.195 | 8.803.831 | 14.675.316 | 15.481.706 |
Suco de uva concentrado4 | 76.233.255 | 96.101.615 | 116.109.494 | 115.846.680 |
Outros derivados | 21.130.535 | 40.107.837 | 39.757.825 | 35.724.878 |
Total | 350.239.668 | 395.819.970 | 471.159.798 | 443.143.680 |
Fonte: UVIBRA e IBRAVIN in: Anuário Brasileiro da Uva e do Vinho 200711.
O
consumo interno de vinhos finos cresceu 14,63% de 2005 para 2006. No entanto, o
Brasil ainda ocupa o 53º lugar em consumo no ranking mundial com 1,8
litro/habitante/ ano12.
Os
importados ainda representam a maior fatia do mercado nacional com participação
de 64,89%. Dentre os motivos dessa supremacia estrangeira pode-se destacar a
taxa de câmbio que favorece as importações e a preferência do consumidor
brasileiro pelo produto importado. Os dados da Secretaria do Comércio Exterior
(SECEX), órgão subordinado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e
Comércio Exterior13, revelam que a participação dos importados tem se
intensificado nos últimos anos: em 2006 o Brasil importou 46,37 milhões de
litros de vinho, ou seja, 23,67% a mais que em 2005. Quanto às origens dos
vinhos importados pelo Brasil, observa-se que países vizinhos como Chile e
Argentina são os principais exportadores. Os preços dos vinhos chilenos e
argentinos são competitivos com os vinhos comuns de mesa brasileiros, o que
explica a maior concorrência com os vinhos nacionais (Figuras 1 e
2).
O segmento dos espumantes, em especial os moscatéis, tem registrado aumento significativo no consumo. A conquista de mercado dos espumantes pode ser atribuída às campanhas de marketing13. Apesar do aumento da qualidade do produto nacional, o importado ainda tem uma grande participação no mercado brasileiro, pois o volume de champagne e espumantes de origem externa tiveram um incremento de aproximadamente 32%14 no período 1999-2005 (Figura 3).
As
exportações brasileiras de vinho ainda são pequenas e não registraram o
desempenho esperado em 2006. As vendas externas atingiram 3,41 milhões de
litros, o que constitui redução de 3,26% em relação ao ano de
200513.
No
mercado interno, os vinhos nacionais sofrem a concorrência desleal dos produtos
derivados que possuem somente algum percentual de vinho na composição total, mas
que são geralmente comercializados como vinhos. São considerados derivados os
coolers, sangrias, coquetéis, vinhos compostos, entre outros. Tais
produtos possuem aceitação crescente no mercado vitivinícola brasileiro nos
últimos anos.
No
cenário nacional a vitivinicultura está em crescimento e constitui alvo de
pesquisas e estratégias de políticas públicas, como a Indicação Geográfica Vale
dos Vinhedos, realizada pelo Rio Grande do Sul que foi reconhecida recentemente
pela União Européia; o zoneamento vitivinícola do Rio Grande do Sul; o Programa
Wines from Brazil para promoção do vinho nacional no exterior; a tramitação no
Congresso Nacional da regulamentação da profissão de enólogo; o Programa
SPVinhos para a revitalização da vitivinicultura paulista; entre outros. A
cadeia produtiva do vinho envolve vários setores e é grande geradora de emprego
e renda, todavia, muitas barreiras persistem e merecem ser
ultrapassadas.
________________________________________________________________________
1ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DA
UVA E DO VINHO - OIV. Disponível em: <http://www.oiv.int >. Acesso em: 10 mar.
2007.
2Op. cit.
nota 1.
3INSTITUTO
BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 10
mar. 2007.
4
VENCATO, A. et al. Anuário Brasileiro da Uva e do Vinho 2007. Santa Cruz
do Sul: Editora Gazeta Santa Cruz, 2007. 128 p.il.
5PROTAS, J. F. da S.; CAMARGO, U. A.;
MELLO, L. M. R. de; Viticultura brasileira: regiões tradicionais e pólos
emergentes. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 27, n .234, p. 7-15,
set/out. 2006.
6MELLO, L. M. R. de. Cadastro vitícola do Rio Grande do Sul
1995-2000. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2001. 1 CD ROM.
7MELLO,L. M. R. de. Cadastro
vitícola do Rio Grande do Sul 2001-2004. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho,
2005. 1 CD-ROM.
8
Op. cit. nota 4.
9UNIÃO BRASILEIRA DE VITIVINICULTURA–UVIBRA. Disponível em:
<http://www.uvibra.com.br/>.
Acesso em: 10 mar. 2007.
10INSTITUTO BRASILEIRO DO VINHO–IBRAVIN. Disponível em:
<http://www.ibravin.org.br/>
Acesso em: 10 mar. 2007.
11Op. cit. nota 4.
12RIGON, L. et al. Anuário Brasileiro de Uva e Vinho 2006.
Santa Cruz do Sul: Editora Gazeta Santa Cruz, 2006.
13GUERRA, C. C. et.al. Vinhos tropicais:
novo paradigma enológico e mercadológico. Informe Agropecuário, Belo Horizonte,
v. 27, n. 234, p. 100-104, set/out. 2006.
14SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR–SECEX.
Disponível em: <http://aliceweb.desenvolvimento.gov.br>.
Acesso em: 10 mar. 2007.
Palavras-chave: vitivinicultura, produção de uva e vinho, comercialização de vinho.
Data de Publicação: 23/04/2007
Autor(es):
Priscilla Rocha Silva Fagundes (prsfagundes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
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