Artigos
Agricultura, água e florestas serão temas de evento na Assembléia Legislativa
A consolidação do complexo florestal paulista e a sua interface com o meio ambiente é o tema da palestra que o pesquisador Eduardo Pires Castanho Filho, do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), apresentará no Seminário Desenvolvimento Sustentável e Regionalização, que acontecerá dia 16 de maio às 14 horas na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. O evento é destinado técnicos de governo, empresas e entidades civis dos setores agrícola e ambiental, bem como a pesquisadores e professores universitários. Contato pelos e-mails venancio@iea.sp.gov.br e atepesp@atepesp.org.br .
Além do setor florestal, o seminário vai tratar de assuntos relacionados com agricultura e água. Na primeira palestra, o coordenador da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), engenheiro agrônomo Francisco Eduardo Bernal Simões, vai fazer um balanço dos 20 anos do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, cuja segunda fase foi financiada pelo Banco Mundial (BIRD, em inglês) e a renovação do acordo está em fase de negociação.
A questão da água nas regiões metropolitanas, principalmente na Grande São Paulo, será tratada pela socióloga Rosa Maria Mancini, coordenadora de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Espera-se na abertura do evento as presenças do presidente da Assembléia Legislativa, Vaz de Lima; dos secretários estaduais João de Almeida Sampaio Filho, de Agricultura e Abastecimento, e Francisco Graziano Neto, do Meio Ambiente; dos presidentes da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC/CIESP), João Carlos Basílio da Silva, e da Cooperativa de Crédito Coopercitrus (Credicitrus), Leopoldo Pinto Uchoa; e do diretor-executivo da Fundação Florestal, José Amaral Wagner Neto.
O evento é promovido pela própria Assembléia, organizado pela Associação de Assistentes de Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de São Paulo (ATEPESP) e patrocinado por ABIHPEC/CIESP, Credicitrus e Fundação Florestal. Tem o apoio da Associação dos Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo (AGROESP), do Florestar São Paulo, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e da CATI, estes últimos vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Data de Publicação: 15/05/2007
Autor(es): Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros Consulte outros textos deste autor