Estatísticas agrícolas municipais de 2006 já estão disponíveis para consulta

            Já estão disponíveis no Banco de Dados IEA, do site do Instituto de Economia Agrícola, as estatísticas municipais de 2006 das principais atividades agrícolas do Estado de São Paulo. Os dados de área e produção para os 645 municípios paulistas abrangem uma série de seis anos de produtos anuais, perenes e semi-perenes, pecuária, reflorestamento e vegetação natural.

            Entre os grãos e hortícolas, o banco fornece informações para 47 produtos; perenes (frutas e seringueira) e semi-perenes (cana-de-açúcar, abacaxi e mamona), ao redor de 35; e pecuária e criações (boi, frango e suínos, além de ovos), cerca de 10 itens.
            As estatísticas (que incluem a cidade e região metropolitana de São Paulo) são apresentadas, ainda, por Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) e Regiões Administrativas (RA).
 
Pastagem e rebanho bovino

            A área paulista de pastagem diminuiu 3,06% em 2006, para 9,77 milhões de hectares, mantendo a tendência de ceder área principalmente para a cana-de-açúcar, segundo levantamento dos pesquisadores Ana Maria Pereira Amaral, Carlos Nabil Ghobril, Rosana de Oliveira Pithan e Silva e Paulo José Coelho. Isto se deve basicamente ao decréscimo de 4,06% na área de pastagem cultivada, para 8,095 milhões de hectares, já que o pasto natural manteve o ritmo de crescimento (2,46%) do ano anterior, para 1,610 milhão de hectares.

            Já o número total de bovinos baixou 0,59%, para 13,99 milhões de cabeças. O rebanho de gado de corte caiu 1,94%, para 7,41 milhões de cabeças, e o de gado para leite manteve-se estável (menos 0,06%) em 1,74 milhão de cabeças. O gado misto, por sua vez, teve incremento de 1,35%, para 4,83 milhões de cabeças. 
   

Data de Publicação: 17/04/2007

Autor(es): Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros Consulte outros textos deste autor