Artigos
Revitalização da Cadeia Vitivinícola Paulista
O setor vitivinícola nacional movimenta anualmente cerca de R$1,2 bilhão e a produção de uva envolve cerca de 40 mil pessoas. Já a fabricação do vinho ocupa cerca de 15 mil trabalhadores1.
A expectativa para o setor é de crescimento, principalmente em função de medidas tomadas pelos governos federal e estadual, somadas ao potencial de mercado interno. Dentre as principais ações federais, pode-se citar o anúncio da liberação de R$ 200 milhões para o financiamento do setor da uva e do vinho, além de um acordo entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário e o Ministério da Ciência e Tecnologia para a compra de um espectrômetro de massa, para agilizar os procedimentos de análise da qualidade do vinho.
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, e o Instituto Paulista de Vitivinicultura, também têm apresentado sugestões importantes para o desenvolvimento do setor. As instituições estaduais firmaram um 'Protocolo de Intenções', tendo por objetivo efetuar uma cooperação destinada ao planejamento e implementação do 'Programa Paulista de Desenvolvimento Vitivinícola – Pró-Vinho'.
O referido programa visa desenvolver a cadeia de produção no Estado, possibilitando a formação de profissionais e a especialização de mão–de–obra devidamente qualificada para um mercado em crescimento. Tais incentivos governamentais vão se somar às promissoras expectativas do mercado interno.
Diante deste cenário foi elaborado o projeto 'Revitalização da Cadeia Vitivinícola Paulista: competitividade, governança e sustentabilidade', sob coordenação do Instituto de Economia Agrícola (IEA)2 em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC)3, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)4 e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)5.
O projeto foi aprovado no Programa de Políticas Públicas da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)6 e contou com o apoio de sindicatos rurais, associações, cooperativas, prefeituras municipais, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI)7, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP)8, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)9 e Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA)10.
A princípio, o projeto abrange os principais municípios compreendidos no polígono regional descrito no protocolo de intenções responsável pelo planejamento e implementação do programa, ou seja: São Roque, São Miguel Arcanjo, Jundiaí e Jarinu.
A escolha desses municípios é justificada por duas razões: em primeiro lugar, por estarem inseridos no 'Programa Paulista de Desenvolvimento Vitivinícola – Pró-Vinho' e, em segundo lugar, por se destacarem na produção de uva para a indústria, além de uva para mesa, no Estado de São Paulo (gráfico 1).
Fonte: IEA/CATI, 2006
O Estado de São Paulo apresentou decréscimos, tanto da produção de uva para a indústria quanto no número de unidades produtivas de vinho (gráfico 2). Isto, apesar da expansão do mercado, das recentes ações dos governos federal e estadual em relação à produção de vinho, enfim, das perspectivas positivas que se colocam à vitivinicultura brasileira e, em especial a paulista.
Fonte: IEA/ CATI, 2006
Tendo em vista a forte relação entre a atividade vitivinícola e o turismo na região a ser analisada, a estagnação, ou mesmo redução da atividade, poderá resultar no desgaste da 'imagem' adquirida pelos municípios ao longo da sua história. Isto comprometeria o futuro do turismo, obrigando tais municípios cada vez mais a se recordarem do passado.
Considerando que a viticultura é marcada pela produção familiar, a proposta de embasar políticas públicas voltadas para a revitalização da cadeia vitivinícola remete a um importante significado social, na medida em que pretende promover condições de sustentabilidade a uma significativa parcela de pequenos produtores, altamente especializados. Além disso, pode contribuir para manter uma tradição que alimenta outros setores da economia, sobretudo o turismo. 11
_________________________
1 www.ibravin.org.br
2 www.iea.sp.gov.br
3 www.iac.sp.gov.br
4 www.ital.sp.gov.br
5 www.unicamp.br
6 www.fapesp....
7 www.cati.sp.gov.br
8 www.fiesp....
9 www.sebraesp.com.br
10 www.apta.sp.gov.br
11 Artigo registrado no CCTC-IEA sob número HP-02/2007
Data de Publicação: 10/01/2007
Autor(es):
Adriana Renata Verdi (averdi@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Andréa Leda Ramos De Oliveira (andrea@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Vera Lucia Ferraz dos Santos Francisco Consulte outros textos deste autor
Priscilla Rocha Silva Fagundes (prsfagundes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor