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Exportações dos agronegócios brasileiros para a União Européia, janeiro-setembro de 2006
A União Européia1 adquiriu 30,3% (ou US$ 11,49 bilhões) dos US$ 37,91 bilhões das exportações de produtos dos agronegócios de janeiro a setembro de 2006, constituindo-se na principal compradora do Brasil. Porém, apesar da variação positiva de 4,7% em comparação com igual período de 2005, obteve desempenho bem inferior ao das exportações totais para a União Européia (+11,0%), ao das vendas externas dos agronegócios (+9,9%) e ao dos totais das exportações brasileiras (+16,1%) (tabela 1). Tabela 1 - Exportações brasileiras para a União Européia de janeiro a setembro de 2005 e 2006, totais e dos agronegócios, em US$ 1000 A participação das exportações dos agronegócios para a União Européia nas vendas totais do setor, em 2006, foi de 30,3%, pequena queda em relação ao mesmo período de 2005, que era de 31,8%. Verificou-se também queda na representatividade das exportações dos agronegócios para a União Européia, que passou de 55,2% (2005) para 52,1% (2006). Em consequência, essa participação diminuiu em relação às exportações totais, de 12,7% (2005) para 11,4% (2006). Já o peso das vendas totais para a União Européia nas exportações brasileiras passou de 22,9% (2005) para 21,9% (2006), uma queda de 1%, mas mesmo assim este continua sendo o principal mercado comprador do Brasil (tabela 2). Tabela 2 - Participação das vendas para a União Européia nas exportações brasileiras, de janeiro a setembro de 2005 e 2006, em porcentagem Do montante dos agronegócios exportado em 2006 para a União Européia, a distribuição por perfil de agregação de valor indica que os produtos básicos tiveram a maior participação (57,9%). Em seguida, apareceram os produtos manufaturados (28,0%), completados com os 14,2% dos produtos semimanufaturados. Isto implica que os agronegócios vendem, para a União Européia, produtos com menor valor agregado que as exportações setoriais totais (tabela 3). Tabela 3 - Participação dos diferentes perfis de agregação do valor nas exportações dos agronegócios brasileiros, de janeiro a setembro de 2006, em porcentagem Os cinco principais grupos dos agronegócios exportados para a União Européia nos nove primeiros meses de 2006 foram, na ordem, Cereais, leguminosas e oleaginosas (30,2%); Produtos florestais (16,5%); Bovídeos (15,5%); Café e estimulantes (11,1%) e Frutas (7,8%). Juntos representam 81,1% das exportações (US$ 9,32 bilhões), uma variação positiva de 5,2% na comparação com o mesmo período de 2005. Os 18,9% restantes estão distribuídos nos demais grupos (nove no total) no valor de US$ 2,17 bilhões (tabela 4). Tabela 4 - Principais grupos de cadeias de produção das exportações brasileiras para a União Européia, de janeiro a setembro de 2005 e 2006 O grupo de Cereais, leguminosas e oleagionosas corresponde a 30,2% das exportações dos agronegócios, com valor de US$ 3,46 bilhões em 2006, mas registra queda de 4,4% na comparação com igual período de 2005 quando sua participação era de 33,0%. As exportações desse grupo têm característica bem determinante por fator agregado, pois 89,8% das vendas (US$ 3,11 bilhões) são de produtos básicos. Os produtos manufaturados representam 6,8% e os produtos semimanufaturados têm apenas 3,4% de participação no grupo (tabelas 4 e 5). Tabela 5 - Agregação de valor nos principais grupos de cadeias de produção das exportações brasileiras para a União Européia, de janeiro a setembro de 2006 O complexo da soja representa 29,1% (US$ 3,35 bilhões) no total das exportações dos agronegócios em 2006, um recuo de 5,2% quando comparado com 2005. Dentro do seu grupo, o complexo da soja é predominante com 96,7% de participação e, na decomposição por perfil de agregação de valor, os produtos básicos da soja somam US$ 3,05 bilhões em 2006, porém 12,3% menor que o ano anterior (tabela 6). _______________________ Clique aqui para ver a tabela 6 - Exportações para União Européia, por Grupo de Mercadorias e Fator Agregado, Brasil, Janeiro a Setembro de 2005 e 2006
Fonte: Elaborada pelo Instituto de Economia Agrícola, a partir de dados básicos da SECEX/MDIC Total/ setor Exportação do Brasil Exportação para União Européia Exportação dos Agronegócios Agronegócios para União Européia
Fonte: Elaborada pelo Instituto de Economia Agrícola, a partir de dados básicos da SECEX/MDIC Participação Agronegócios p/União Européia nos agronegócios Agronegócios nas vendas p/União Européia Agronegócios p/União Européia nas exportações totais Exportações p/ União Européia nas exportações totais
Fonte: Elaborada pelo Instituto de Economia Agrícola, a partir de dados básicos da SECEX/MDIC Agregação de valor Básicos Semimanufaturados Manufaturados
Fonte: Elaborada pelo Instituto de Economia Agrícola, a partir de dados básicos da SECEX/MDIC Posição Cereais, legumes e oleaginosas Produtos florestais Bovídeos Café e estimulantes Frutas Subtotal Suínos e aves Fumo Agronegócios especiais Têxteis Pescado Bens de capital e insumos Cana e sacarídeas Olerícolas Flores e ornamentais Subtotal Total
Fonte: Elaborada pelo Instituto de Economia Agrícola, a partir de dados básicos da SECEX/MDIC Grupos Agronegócios especiais Bens de Capital e insumos Bovídeos Café e estimulantes Cana e sacarídeas Cereais, leg. e oleaginosas Flores e ornamentais Frutas Fumo Olerícolas Pescado Produtos florestais Suínos e aves Têxteis Exportações Totais
O grupo de produtos florestais, com US$ 1,89 bilhão (2006) exportado para a União Européia, aparece em segundo lugar com 16,5% de participação e crescimento de 10,3% em comparação com o período anterior. Este grupo se caracteriza, quase na sua totalidade, por exportações de produtos semimanufaturados (53,5%) e manufaturados (46,2%), restando apenas 0,3% de produtos básicos (tabelas 4 e 5).
Em terceiro lugar, aparece o grupo de Bovídeos com US$ 1,79 bilhão e participação de 15,5% nas exportações dos agronegócios, registrando crescimento de 19,8% nas vendas em relação a 2005. Quanto ao perfil de agregação de valor, verifica-se um comportamento bem distribuído, sendo 44,5% de produtos básicos, 32,3% de manufaturados e 23,2% de semimanufaturados (tabelas 4 e 5).
Café e Estimulantes, com US$ 1,28 bilhão, são o quarto grupo em importância nas exportações para a União Européia nos primeiros nove meses de 2006 (11,1%), com vendas positivas de 3,7% na comparação com o mesmo período anterior. Por perfil de agregação de valor, é predominante a exportação dos produtos básicos que detêm 93,6% de participação contra apenas 5,9% de produtos processados (tabelas 4 e 5).
O grupo de Frutas mostra bom desempenho em 2006, com US$ 900 milhões contra US$ 796 milhões de 2005 (12,6% de crescimento). Os produtos manufaturados ocupam posição de destaque, com 75,0% nas exportações, seguidos de participações menores dos produtos básicos (24,5%) e dos semimanufaturados (apenas 0,5%) (tabelas 4 e 5). O suco de laranja é o principal produto (representa 71,2% do grupo) com US$ 640 milhões, um crescimento de 17,1% em relação a 2005 (tabela 6).
Dos nove grupos restantes, apenas quatro apresentaram crescimento até setembro de 2006: Suínos e aves (20,6%); Flores e ornamentais (15,6%); Agronegócios especiais (13,6%) e Têxteis (6,2%). Os grupos de Fumo, Pescado, Bens de capital e insumos, Cana e sacarídeas e Olerícolas registram quedas nas variações, respectivamente, de 6,2%, 19,0%, 11,2%, 11,4% e 9,7% (tabelas 4 e 5).
1 A União Européia é um bloco econômico, com união aduaneira e Política Agrícola Comum (PAC) e formado por 25 países com uma população estimada em 450 milhões de habitantes.
Data de Publicação: 13/11/2006
Autor(es):
José Alberto Angelo (jose.angelo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
José Sidnei Gonçalves (sydy@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Eder Pinatti (pinatti@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor