Artigos
AGREGANDO VALOR À CACHAÇA ARTESANAL: o caso do alambique Matraga no Paraná
RESUMO: Produtos e marcas proporcionam diferentes leituras e interpretações na
mente do consumidor com relação às imagens e identidades dos produtos. Neste
contexto, esta pesquisa analisa o caso do Alambique Matraga para identificar as
estratégias utilizadas e diferenciar seus produtos artesanais frente a um mercado
de estigmas históricos e de alta competividade. Para a realização deste estudo,
foi aplicado o método descritivo, exploratória, bibliográfica e entrevista
semiestruturada. Os resultados demonstraram que o Alambique Matraga tem
realizado práticas de inovação na agregação de valor ao seu produto tais como o
controle de qualidade, produção orgânica, tempo de envelhecimento da bebida em
barris de madeiras de lei, incentivo às visitações turísticas e às instalações.
As bebidas estão em embalagens diferenciadas pois há diversificação de produtos
como sabores, tamanhos, certificações, selos de qualidade e exportações. Estas
ações são estratégias para a manutenção deste alambique no mercado e para
alcançar novos nichos de mercado.
Palavras-chave: agregação de valor, identidade, inovação, marca. COMO
CITAR
KAZAMA,
M. et al. Agregando valor à cachaça
artesanal: o caso do alambique Matraga no Paraná. Informações Econômicas, São Paulo, v. 54, eie032022, 2024. DOI: https://doi.org/10.56468/1678-832X.eie0322.2024
Data de Publicação: 06/08/2024
Autor(es):
Marcio Kazama Consulte outros textos deste autor
Rafael Telch Flores Consulte outros textos deste autor
Renata Cattelan Consulte outros textos deste autor
Pery Francisco Assis Shikida Consulte outros textos deste autor