AGREGANDO VALOR À CACHAÇA ARTESANAL: o caso do alambique Matraga no Paraná

 

RESUMO: Produtos e marcas proporcionam diferentes leituras e interpretações na mente do consumidor com relação às imagens e identidades dos produtos. Neste contexto, esta pesquisa analisa o caso do Alambique Matraga para identificar as estratégias utilizadas e diferenciar seus produtos artesanais frente a um mercado de estigmas históricos e de alta competividade. Para a realização deste estudo, foi aplicado o método descritivo, exploratória, bibliográfica e entrevista semiestruturada. Os resultados demonstraram que o Alambique Matraga tem realizado práticas de inovação na agregação de valor ao seu produto tais como o controle de qualidade, produção orgânica, tempo de envelhecimento da bebida em barris de madeiras de lei, incentivo às visitações turísticas e às instalações. As bebidas estão em embalagens diferenciadas pois há diversificação de produtos como sabores, tamanhos, certificações, selos de qualidade e exportações. Estas ações são estratégias para a manutenção deste alambique no mercado e para alcançar novos nichos de mercado.

 

Palavras-chave: agregação de valor, identidade, inovação, marca.


COMO CITAR

KAZAMA, M. et al. Agregando valor à cachaça artesanal: o caso do alambique Matraga no Paraná. Informações Econômicas, São Paulo, v. 54, eie032022, 2024. DOI: https://doi.org/10.56468/1678-832X.eie0322.2024

Data de Publicação: 06/08/2024

Autor(es): Marcio Kazama Consulte outros textos deste autor
Rafael Telch Flores Consulte outros textos deste autor
Renata Cattelan Consulte outros textos deste autor
Pery Francisco Assis Shikida Consulte outros textos deste autor