Artigos
Levantamento de preços do IEA orienta população a consumir leite de qualidade com economia
Um levantamento de preços do
leite na última década realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento
do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA), detectou
que a versão longa vida da bebida, que passa pelo processo de Ultra High
Temperature (UHT), apresentou preços mais altos do que o leite pasteurizado,
especialmente nos períodos de entressafra, quando a oferta pelo produto fresco
diminui. A maior variação de preços do leite UHT em relação ao pasteurizado
chegou a 31,2% em julho de 2009. A exceção ficou por conta dos
anos de 2012 e 2015, quando o leite longa vida apresentou preços inferiores ao
leite pasteurizado durante todos os meses. Em 2016, seguindo a tendência da
entressafra, os preços entre os dois produtos apresentam distinção de 22% a
partir do mês de julho. Mais consumido pela população a
partir dos anos 1980, principalmente por apresentar maior durabilidade, o leite
UHT também passou a ser mais frequente na mesa das famílias devido à alta da
inflação e à necessidade de armazenar o alimento. De acordo com a pesquisadora
da Secretaria que atua no IEA, Rosana de Oliveira Pithan e Silva, responsável
pelo acompanhamento dos preços, as transformações da estrutura social, como a
maior participação da mulher no mercado de trabalho, e o crescimento do varejo
de autoconsumo proporcionado pelos supermercados, em alternativa à falta de
tempo para compras diárias, também impulsionaram esse comportamento no consumo.
O acompanhamento, mês a mês,
permitiu verificar que o leite pasteurizado, se mostrou mais acessível no
período de entressafra do que o leite UHT. “O consumidor deve pesquisar
mais e avaliar melhor o valor do produto antes de efetuar sua compra, principalmente
se houver padaria ou algum mercado perto de sua residência, onde possa comprar
o leite pasteurizado”, orientou Rosana. “Ele deve ter em conta a validade do
produto, que para o tipo pasteurizado chega até cinco dias, conforme a marca,
levando à possibilidade de se comprar o produto para ser armazenado por mais
dias na geladeira. Assim, o consumidor pode comprar mais litros de leite fresco
no comércio, estocá-lo na geladeira conforme as instruções do fabricante e, com
isso, economizar”, finalizou a pesquisadora. O estudo completo do IEA está
disponível neste link. O levantamento realizado pelo
IEA se configura como uma importante prestação de serviços à sociedade, na avaliação
do secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim. “O acompanhamento
dos preços do leite na última década permite que a população busque
alternativas para adequar os gastos com a alimentação ao seu orçamento
doméstico, garantindo economia e produtos de qualidade. Aproximar o
conhecimento gerado pela pesquisa da Geraldo população é uma determinação do
governador Geraldo Alckmin para a Pasta”, ressaltou o secretário. Por: Paloma Minke Mais informações
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e
Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067-0069
Data de Publicação: 29/09/2016
Autor(es): Instituto de Economia Agrícola (iea@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor