Redução da Área Global de Vinhedos e Aumento da Área e Consumo de Vinhos na China, Quinquênio 2007-2011

Nos últimos cinco anos, a área de vinhedos no mundo vem apresentando contínuos decréscimos, acumulando no período de 2007-2011 o valor de -2,33% na área global plantada. Este déficit na área global de vinhedos resulta de perdas de áreas em algumas regiões e alguma expansão de áreas em outras novas regiões produtoras (Tabela 1).

 

O continente que mais perdeu participação na área de vinhedos foi a Europa, com decréscimo de -8,55%.

 

Por outro lado, o Hemisfério Sul (Argentina, Chile, África da Sul, Austrália e Nova Zelândia) e, adicionalmente, os Estados Unidos, apresentaram um ligeiro crescimento de quase 1%.

 

Destaca-se a região oriental do globo, com China, Irã e Turquia, que apresentou um crescimento de 4,53% na área de vinhedos.

 

No Brasil, a área de vinhedos não apresentou alterações, permanecendo em 92 mil hectares no período de 2007-2011.

 

 

          

 

 

Mesmo com o descréscimo na área global com vinhedos, a produção mundial apresentou um crescimento de 5,60% no quinquênio analisado, por conta da produtividade. Analisando-se o consumo de uvas frescas, ocorreu um incremento de 15,54%, enquanto o consumo global de vinho apresentou queda de 2,70%, o que elevou os estoques de vinhos produzidos no mundo (Tabela 2).

 

  

A queda do consumo global de vinho se deu mais fortemente nos países europeus, principais produtores de vinhos, como Itália, com decréscimo de -13,66%, França (-6,94%) e Alemanha (-3,76%). Para contrabalancear estas quedas de consumo global, China e Estados Unidos apresentaram aumentos de consumo de, respectivamente, 22,44% e 2,33% (Tabela 3 e Figura 1).

 

 

  

Finalizando, observa-se no período de 2007 a 2011 alterações no padrão de expansão de áreas de vinhedos dos países tradicionais para o Oriente (Irã e Turquia) e China. Assim como um aumento significativo do consumo de vinhos na China, de 22,44%, nos últimos cinco anos.

 

A crise econômica que afeta a Europa certamente reflete no padrão de consumo de diversos produtos, e o vinho não é um produto de necessidade básica. Por outro lado, a China, com um mercado consumidor enorme e com crescimento econômico significativo (que em 2012 ficou nos patamares de 7,7%), passará a consumir mais vinhos1.

 

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1EMBAIXADA DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA NO BRASIL. Taxa de crescimento do PIB da China atingirá 7,7% em 2012. Disponível em: <http://br.china-embassy.org/por/szxw/t995503.htm>. Acesso em: 29 jan. 2013.

 

Palavras-chave:área global, consumo mundial, China, vinhos.

Data de Publicação: 06/02/2013

Autor(es): Geni Satiko Sato (sato@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor