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Redução da Área Global de Vinhedos e Aumento da Área e Consumo de Vinhos na China, Quinquênio 2007-2011
Nos últimos cinco anos,
a área de vinhedos no mundo vem apresentando contínuos decréscimos, acumulando
no período de 2007-2011 o valor de -2,33% na área global plantada. Este déficit
na área global de vinhedos resulta de perdas de áreas em algumas regiões e
alguma expansão de áreas em outras novas regiões produtoras (Tabela 1). O continente que mais
perdeu participação na área de vinhedos foi a Europa, com decréscimo de -8,55%. Por outro lado, o Hemisfério
Sul (Argentina, Chile, África da Sul, Austrália e Nova Zelândia) e, adicionalmente,
os Estados Unidos, apresentaram um ligeiro crescimento de quase 1%. Destaca-se a região
oriental do globo, com China, Irã e Turquia, que apresentou um crescimento de
4,53% na área de vinhedos. No Brasil, a área de
vinhedos não apresentou alterações, permanecendo em 92 mil hectares no período
de 2007-2011. Mesmo
com o descréscimo na área global com vinhedos, a produção mundial apresentou um crescimento de 5,60% no quinquênio analisado,
por conta da produtividade. Analisando-se o consumo de uvas frescas, ocorreu um
incremento de 15,54%, enquanto o consumo global de vinho apresentou queda de
2,70%, o que elevou os estoques de vinhos produzidos no mundo (Tabela 2). A queda do consumo
global de vinho se deu mais fortemente nos países europeus, principais produtores de vinhos, como Itália, com
decréscimo de -13,66%, França (-6,94%) e Alemanha (-3,76%). Para
contrabalancear estas quedas de consumo global, China e Estados Unidos
apresentaram aumentos de consumo de, respectivamente, 22,44% e 2,33% (Tabela 3
e Figura 1). Finalizando, observa-se
no período de 2007 a 2011 alterações no padrão de expansão de áreas de vinhedos
dos países tradicionais para o Oriente (Irã e Turquia) e China. Assim como um
aumento significativo do consumo de vinhos na China, de 22,44%, nos últimos
cinco anos. A crise econômica que
afeta a Europa certamente reflete no padrão de consumo de diversos produtos, e
o vinho não é um produto de necessidade básica. Por outro lado, a China, com um
mercado consumidor enorme e com crescimento econômico significativo (que em
2012 ficou nos patamares de 7,7%), passará a consumir mais vinhos1. 1EMBAIXADA DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA NO BRASIL. Taxa de
crescimento do PIB da China atingirá 7,7% em 2012. Disponível em:
<http://br.china-embassy.org/por/szxw/t995503.htm>. Acesso em: 29 jan.
2013. Palavras-chave:área global, consumo mundial,
China, vinhos.
Data de Publicação: 06/02/2013
Autor(es): Geni Satiko Sato (sato@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor