Artigos
Estimativa de Safra de Café no Estado de São Paulo
A
estimativa de safra de café arábica no Estado de São Paulo é produto de
parceria, iniciada em 2010, entre o Instituto de Economia Agrícola (IEA) e a
Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de
Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), e a Companhia Nacional
de Abastecimento (CONAB), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
(MAPA). A metodologia de levantamento das informações baseou-se em desenho de amostra probabilística estratificada dos informantes tendo por referência o Levantamento Censitário de Unidades de Produção Agropecuária 2007/08 (Projeto LUPA)1. As informações colhidas têm por referência o período da safra agrícola investigada e o período de coleta dos dados ocorreu entre julho e agosto de 2010, mediante aplicação de questionário estruturado junto ao responsável pela unidade de produção agrícola (UPA). Para a safra comercial 2010/11 espera-se produção de 4,6 milhões de sacas de café beneficiado para o Estado de São Paulo, com incremento de 35,3% frente às 3,4 milhões de sacas obtidas na safra 2009/10. Este resultado se alinha com a perspectiva de safra para o País que tende a ser de ciclo de alta (Tabela 1). A área em produção somou 175.678 hectares, enquanto a em formação sem produção atingiu 9.483 hectares. Considerando apenas a área em produção, a produtividade média das lavouras paulistas alcançou a surpreendente média de 27,15 sc./ha. Outras atividades agropecuárias concorrem pela ocupação da terra nos principais eixos cafeeiros. Assim, desde os números obtidos no LUPA 2007/08 para este levantamento de estimativa preliminar de safra, no Estado, a área erradicada somou 37.698 hectares. Todavia, essa erradicação não promoveu diminuição no parque cafeeiro que conta com uma população de 499,5 milhões de plantas. Essa manutenção no estande de plantas decorre do incremento da densidade de cultivo das áreas remanescentes que evoluiu para 2.844 pl./ha atuais, frente às 2.420 pl./ha (LUPA 2007/08), ou seja, expansão de 15% no estande médio das lavouras paulistas. Tabela 1 – Estimativas da Safra Cafeeira 2010/11, Estado de São Paulo, 3o Levantamento, Agosto de 2010 ______________________ Palavras-chave: estimativa de safra, café.
Fonte: CONAB/CATI/IEA. Variável
Área total de café Número de covas total Produção obtida Produção esperada Área em formação s/produção Número de covas em formação s/produção Intenção de plantio 2010/2011 Área a ser plantada Covas Substituição lavouras velhas 2010/2011 Área Covas Estoque na propriedade Estoque na cooperativa Estoque em outros armazéns Área erradicada
1SÃO PAULO (Estado). Projeto LUPA 2007/2008: levantamento censitário de unidades de produção agrícola do estado de São Paulo. São Paulo: SAA/CATI/IEA, 2008. Disponível em: <http://www.cati.sp.gov.br/projeto lupa>.
Data de Publicação: 09/09/2010
Autor(es):
Antônio José Torres (torres@cati.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Bernardo Lorena Neto Consulte outros textos deste autor
Celma Da Silva Lago Baptistella (csbaptistella@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Celso Luís Rodrigues Vegro (celvegro@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
José Alberto Angelo (jose.angelo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Maria Carlota Meloni Vicente (carlota@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Vera Lucia Ferraz dos Santos Francisco Consulte outros textos deste autor