Artigos
Relações de Preços na Comercialização de Mamão em São Paulo
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo analisar as relações de preços entre
os agentes da cadeia de comercialização de
mamão Formosa e Havaí no período 2000-2007, no atacado e varejo na cidade de São Paulo. As análises foram feitas por tipo de
equipamento varejista (feira-livre e
supermercado) e quantidades comercializadas e preços do mamão no mercado
atacadista. Os índices sazonais foram obtidos
pelo método X-12, desenvolvido pelo U.S. Bureau of the Census. Foram calculadas
também as margens de comercialização e de lucro
bruto dos varejistas. Os resultados indicaram que as variações de preços ocorrem em movimentos semelhantes, mas nem sempre
na mesma magnitude e que existem correlações
diretas e/ou inversas entre as diferentes séries estudadas.
Data de Publicação: 29/01/2009
Autor(es):
Antonio Ambrósio Amaro (amaro.pingo@gmail.com) Consulte outros textos deste autor
Raquel Castelluci Caruso Sachs (raquelsachs@apta.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Priscilla Rocha Silva Fagundes (prsfagundes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor