Relações de Preços na Comercialização de Mamão em São Paulo

RESUMO: O presente estudo tem como objetivo analisar as relações de preços entre os agentes da cadeia de comercialização de mamão Formosa e Havaí no período 2000-2007, no atacado e varejo na cidade de São Paulo. As análises foram feitas por tipo de equipamento varejista (feira-livre e supermercado) e quantidades comercializadas e preços do mamão no mercado atacadista. Os índices sazonais foram obtidos pelo método X-12, desenvolvido pelo U.S. Bureau of the Census. Foram calculadas também as margens de comercialização e de lucro bruto dos varejistas. Os resultados indicaram que as variações de preços ocorrem em movimentos semelhantes, mas nem sempre na mesma magnitude e que existem correlações diretas e/ou inversas entre as diferentes séries estudadas.

Data de Publicação: 29/01/2009

Autor(es): Antonio Ambrósio Amaro (amaro.pingo@gmail.com) Consulte outros textos deste autor
Raquel Castelluci Caruso Sachs (raquelsachs@apta.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Priscilla Rocha Silva Fagundes (prsfagundes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor