Caracterização dos Canais de Comercialização de Uva de Mesa: um estudo da região de Jales, Estado de São Paulo

RESUMO: A distribuição de uva de mesa é um tema pouco estudado no Brasil, apesar de ser uma cultura importante tanto do ponto de vista econômico quanto no que diz respeito à dimensão social, haja vista tratar-se de uma atividade majoritariamente familiar nas Regiões Sudeste e Sul. Este trabalho tem como objetivo descrever as características dos canais de comercialização adotados para uva de mesa da região de Jales no Estado de São Paulo, identificando os tipos de agentes que compõem a respectiva cadeia de distribuição e suas relações. Para tanto, foram conduzidas entrevistas em profundidade com produtores rurais, atacadistas, agentes intermediários, varejistas e especialista. Nos canais de distribuição da uva de mesa ocorre a presença de atacadistas, varejistas e de agentes “mateiros”. Implicações teóricas, gerenciais e para políticas públicas são apresentadas.

Data de Publicação: 29/01/2009

Autor(es): Cristina Tondato (tondatti@gmail.com) Consulte outros textos deste autor
Dario de Oliveira Lima Filho (dolima@nin.ufms.br) Consulte outros textos deste autor
Maria Aparecida Anselmo Tarsitano (maat@agr.feis.unesp.br) Consulte outros textos deste autor