Artigos
A Construção Social e Econômica do Gosto e da Preferência, o Valor Simbólico da Mercadoria e o Desempenho das Exportações da Cachaça
RESUMO: Este trabalho visa analisar a construção social e cultural do gosto pela
cachaça como uma das causas do baixo desempenho
do Brasil nas exportações da bebida. Por ser um produto tradicional e não essencial, a cachaça constitui um estudo
de caso paradigmático para que seja analisada a
relação entre a diferenciação do produto e as escolhas do consumidor na
conformação de um padrão de competitividade do
mercado. Trata-se de considerar a forma como determinação de ordem simbólica
que se realiza no mercado por meio da definição
de um sistema de preferências determinando a escolha do consumidor. Procurou-se resgatar, compreensivamente, conceitos
que incidem sobre a construção social de
categorias econômicas na sociologia, na antropologia e na microeconomia
relativas aos comportamentos dos agentes de um
determinado mercado.
Data de Publicação: 27/05/2008
Autor(es): Marie Anne Najm Chalita (mariechalita@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor