Artigos
Governança Corporativa em Empresas Sucroalcooleiras e de Biodiesel: o novo mercado enquanto estratégia de capitalização
                    
 RESUMO: A nova fase da economia brasileira, em que é cada vez menor a atuação do 
governo federal enquanto agente fomentador de 
investimento, tem forçado as empresas a recorrerem a novas estratégias de financiamento. Entre elas, destaca-se o 
mercado de capitais. A maior proximidade entre empresas tradicionalmente familiares e o mercado financeiro foi 
impulsionada pelo lançamento do novo mercado na 
Bovespa. Para ingresso neste novo mercado, as empresas de agronegócio têm 
gradativamente se aproximando dos modelos de 
governança corporativa. O artigo trata de quatro empresas agroindustriais 
- Açúcar Guarani, Cosan, Brasil Ecodiesel e São 
Martinho - e demonstra como a governança corporativa tem contribuído para a gestão delas, e de que forma o 
processo se estrutura dentro destas empresas, 
comparativamente às melhores práticas de governança corporativa.
Data de Publicação: 27/03/2008
                Autor(es): 
                Selene de Souza Siqueira Soares (selene@dep.ufscar.br) Consulte outros textos deste autor
Luiz Fernando Paulillo (dlfp@power.ufscar.br) Consulte outros textos deste autor              

                    
                        