Estratégias Comerciais E Perfil Dos Cafeicultores Paulistas

RESUMO: A pesquisa teve por objetivo analisar a comercialização de café pelo produtor paulista nas safras paulistas de 2004/05 e 2005/06. Foram relacionados indicadores do perfil sócioeconômico dos cafeicultores com aspectos da modernização da comercialização. A amostra (674 elementos) foi aplicada em julho de 2006 e de 2007 (safras 2004/05 e 2005/06). Foram realizadas estimativas de volumes comercializados por agente comercial: cooperativa, exportação/corretagem, indústria e títulos financeiros. Utilizou-se o escalonamento multidimensional (EMD) para identificar similaridades entre os produtores na escolha dos canais de comercialização nas safras 2004/05 e 2005/06 e assim definir agrupamentos. Dentre as conclusões, ressalte-se o crescimento da participação relativa dos títulos financeiros nas vendas dos cafeicultores entre as safras 2004/05 e 2005/06, indicativo do empenho em modernizar as estratégias comerciais até então empregadas.

Palavras-chave: café, comercialização, indicadores sócioeconômicos.

Data de Publicação: 28/02/2008

Autor(es): Celso Luís Rodrigues Vegro (celvegro@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Carlos Nabil Ghobril (nabil@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Vera Lucia Ferraz dos Santos Francisco Consulte outros textos deste autor
Maria Carlota Meloni Vicente (carlota@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor