Exportações de vinhos e derivados e o processo de internacionalização das vinícolas brasileiras

RESUMO: Este estudo apresenta o comportamento das exportações de vinho no período de 2000-06, através de análise descritiva de dados secundários do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC/SECEX). Os dados indicam que, através do programa de incentivo às exportações
e do esforço conjunto de vinícolas brasileiras, ocorreu significativo aumento das exportações nos últimos três anos, com expansão de vendas de vinhos finos de varietais européias. A pauta de países compradores também ampliou de 16 para 41, indicando que novos consumidores externos estão adquirindo e conhecendo o vinho brasileiro. A análise do Modelo Diamante indica que a estratégia de consórcio das vinícolas brasileiras, o incremento na demanda por vinhos do novo mundo e o papel catalisador do governo no processo foram fatores favoráveis às exportações.

Palavras-chave: internacionalização, vinhos, Brasil, market.

 

Data de Publicação: 29/11/2007

Autor(es): Geni Satiko Sato (sato@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
José Alberto Angelo (jose.angelo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor