Análise exploratória do perfil do consumidor de produtos minimamente processados na cidade de São Paulo

RESUMO: De acordo com dados de 2002, do Ministério da Integração, o mercado de produtos minimamente processados participa com 2,9% do total de hortifrutis consumidos nos lares no Estado de São Paulo. Nesta pesquisa aplicaram-se questionários no município de São Paulo através de amostranão probabilística com o objetivo de explorar o perfil do consumidor e os fatores que influenciam a compra dos minimamente processados. O perfil do consumidor é do sexo feminino, com idade superior a 36 anos com 1 a 3 filhos. Os resultados indicaram que o principal tipo de varejo onde ocorre a compra do produto é o supermercado e em seguida a feira livre. Dentre o grupo de produtos comprados nesse formato, primeiramente foram os legumes, em seguida, as verduras e, por último, as frutas. O principal fator que ainda desestimula a compra e a sua maior frequência de consumo é o preço elevado e a principal razão para a aquisição é a praticidade. Observou que alguns consumidores ainda são descrentes quanto à higiene do produto e outros preferem escolher o tamanho, grau de maturação, etc.

Palavras-chave: minimamente processados, São Paulo, perfil do consumidor.

Data de Publicação: 29/06/2007

Autor(es): Geni Satiko Sato (sato@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Vagner Azarias Martins (vagnermartins@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
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