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Distribuição Da Malha Viária Rural E Da Produção Agropecuária Municipal No Estado De São Paulo
O estudo propõe a estruturação de um Índice de Representatividade da Malha Viária Municipal (IRMV), expresso em ha/km, a partir de dados básicos municipais como estradas rurais, rebanho bovino e áreas rural, agropecuária e área cultivada. O índice foi obtido pelo coeficiente entre a área expressa em hectares e a extensão da malha viária expressa em quilômetros lineares de estradas rurais. O objetivo é oferecer instrumental para as autoridades públicas do agronegócio priorizarem as intervenções visando ao aprimoramento dessa infra-estrutura vital à economia do Estado. Propõe a constituição de consórcios relativamente homogêneos para o planejamento da ação governamental. Conclui que a associação entre a área cultivada e o IRMV calculado para a área cultivada é mais consistente com o conceito de rotas comerciais estratégicas para as cadeias de produção dos agronegócios. E aponta distorção quando se consideram na composição dos indicadores a vegetação natural e a pastagem existente. Daí a necessidade de exclusão das áreas de vegetação natural e da apropriação da pecuária pela fonte de mercadoria (o rebanho), a fim de estimar área de pastagem compatível. O estudo propõe a estruturação de um Índice de Representatividade da Malha Viária Municipal (IRMV), expresso em ha/km, a partir de dados básicos municipais como estradas rurais, rebanho bovino e áreas rural, agropecuária e área cultivada. O índice foi obtido pelo coeficiente entre a área expressa em hectares e a extensão da malha viária expressa em quilômetros lineares de estradas rurais. O objetivo é oferecer instrumental para as autoridades públicas do agronegócio priorizarem as intervenções visando ao aprimoramento dessa infra-estrutura vital à economia do Estado. Propõe a constituição de consórcios relativamente homogêneos para o planejamento da ação governamental. Conclui que a associação entre a área cultivada e o IRMV calculado para a área cultivada é mais consistente com o conceito de rotas comerciais estratégicas para as cadeias de produção dos agronegócios. E aponta distorção quando se consideram na composição dos indicadores a vegetação natural e a pastagem existente. Daí a necessidade de exclusão das áreas de vegetação natural e da apropriação da pecuária pela fonte de mercadoria (o rebanho), a fim de estimar área de pastagem compatível. O estudo propõe a estruturação de um Índice de Representatividade da Malha Viária Municipal (IRMV), expresso em ha/km, a partir de dados básicos municipais como estradas rurais, rebanho bovino e áreas rural, agropecuária e área cultivada. O índice foi obtido pelo coeficiente entre a área expressa em hectares e a extensão da malha viária expressa em quilômetros lineares de estradas rurais. O objetivo é oferecer instrumental para as autoridades públicas do agronegócio priorizarem as intervenções visando ao aprimoramento dessa infra-estrutura vital à economia do Estado. Propõe a constituição de consórcios relativamente homogêneos para o planejamento da ação governamental. Conclui que a associação entre a área cultivada e o IRMV calculado para a área cultivada é mais consistente com o conceito de rotas comerciais estratégicas para as cadeias de produção dos agronegócios. E aponta distorção quando se consideram na composição dos indicadores a vegetação natural e a pastagem existente. Daí a necessidade de exclusão das áreas de vegetação natural e da apropriação da pecuária pela fonte de mercadoria (o rebanho), a fim de estimar área de pastagem compatível.
Data de Publicação: 01/01/2003
Autor(es):
José Sidnei Gonçalves (sydy@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
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