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Desempenho comercial da agricultura brasileira: aos casos do feijão e milho
RESUMO: Este estudo teve como objetivo analisar o desempenho comercial do feijão
e do milho do Brasil no mercado internacional
no período 1994 a 2003. Para isso, foram estimados os graus de participação, abertura e dependência externa, além da
taxa da cobertura. Foi constatado um baixo nível de inserção dos produtos no comércio internacional, refletido pelos
níveis insignificantes de participação e
abertura. No caso do feijão, o Brasil além de maior produtor mundial é também
grande consumidor, participando com apenas 0,1%
das exportações no mercado mundial. Com pequeno nível de dependência, o País foi importador líquido da leguminosa
durante todo o período. Como produtor de milho,
o País detém a terceira produção mundial, contribuindo com 3% das exportações
mundiais, em média, no período. Com baixo nível
de dependência, o País foi importador líquido de milho em termos de quantidade mas, a partir de 2001, inverteu sua posição em
termos monetários. De fato, o Brasil tem espaço para reverter essa posição de importador líquido de feijão e consolidar
seu papel como fornecedor de milho no mercado
internacional, beneficiado por aumentos de produtividade e uso de tecnologias
avançadas, bem como agregação de valores à sua
produção.
Data de Publicação: 24/02/2006
Autor(es): José Newton Pires Reis Consulte outros textos deste autor