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O futuro do negócio de frutas, legumes e verduras frescos no varejo dos Estados Unidos
A Vance Publishing Corporation, responsável pela jornal The Packer e outras publicações envolvendo a
comercialização de hortícolas frescos nos EUA, realizou consulta aos 150
principais líderes do setor sobre o futuro do negócio. Os resultados mostram
riqueza de oportunidades e desafios, capazes de criar tanto grandes ganhadores
como grandes perdedores. Os mais interessantes serão apresentados aqui,
acompanhados de alguns comentários em itálico :
- Os consumidores americanos
gastam 44% do seu dinheiro em alimentação fora de casa. Em 2010 gastarão 53%.
- Os consumidores comprarão a
maioria dos produtos não perecíveis por Internet e frutas e vegetais frescos
perto de casa.
- Os 10 maiores varejistas
controlarão 50% da venda de alimentos no país. Surgirão cadeias nacionais de
varejo.
- As vendas de vegetais e
frutas frescas crescerão de 11% para 15% das vendas totais dos supermercados
até 2005.
- A compra direta será feita em ¾ de todas as compras do varejo e serviço de alimentação. A maioria dos varejista terá até 10 fornecedores de frutas e verduras frescas, comprando de um grupo pequeno 80% de todo o seu consumo. Nos Estados Unidos existem grandes estruturas de classificação e embalamento e remessa do produto nas regiões produtoras, que podem ou não ser do produtor – packer, shippers, grower-shippers. O Brasil não tem essas estruturas na maioria das culturas. Só alguns produtos como laranja e batata contam com uma estrutura de classificação e embalamento .
- A exigência por qualidade
será tão forte que o supermercado precisará trabalhar com poucos fornecedores
chaves.
- As vendas de vegetais e
frutas frescas serão responsáveis por 25% do lucro do supermercado. Hoje são
responsáveis por 17%.
- O espaço destinado ao setor
passará de 13% hoje para 18% da área total do supermercado.
- A maioria dos departamentos de FLV ( frutas, legumes e verduras) terá 600 itens em seu estoque. Hoje a média é de 507 itens. No Brasil, um supermercado com um departamento de FLV maravilhoso tem no máximo 300 itens. Normalmente gira em torno de 100.
- Frutas e vegetais frescos
serão promovidos pelos supermercados como tratamento de saúde.
- Vendas de produtos
pré-processados passarão de 32% para 45% das vendas do setor de FLV.
- Um terço das frutas e
vegetais frescos terá marca, o dobro de hoje.
- Haverá crescimento de
marcas nacionais, em detrimento de marcas locais.
- Uma parte dos produtos será
vendida com a marca do varejista.
- Haverá uso crescente de
cartão do comprador. Suas informações ajudarão o gerenciamento por categoria.
- Comidas prontas deverão
crescer para 10% da venda total do supermercado.
- O uso crescente do gerenciamento por categoria nesse setor possibilitará que as decisões de gerenciamento deixem de ser baseadas em opiniões e passem a ser baseadas em fatos e números. No Brasil, o varejo não consegue identificar em seu sistema de gerenciamento o produto. Pêssego pode ser brasileiro ou importado. Se graúdo, é caracterizado como importado. A produção nacional oferece ao mercado mais de 15 variedades de pêssego de diversos tamanhos e qualidades. O supermercado identifica tudo como um só. A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo obrigou o varejo a informatizar a saída do produto. A informatização da saída obriga à automatização da entrada. A falta de caracterização impede o setor já informatizado de usufruir das vantagens do gerenciamento por categoria.
- A utilização do EDI
(Eletronica Data Interchange) passará dos atuais 10% para mais de 50% dos
pedidos do varejo para os seus fornecedores em 2005.
- Metade da compra do varejo
será feita por meio de contratos que especificam preço e volume do produto.
Hoje isso acontece com 15%.do volume de compra de frutas e vegetais frescos.
- O gerenciamento por
categoria terá um dos papéis principais no sucesso do setor.
- As lojas de conveniência
serão pontos de venda de vegetais e frutas frescas. Hoje 30% das lojas de
conveniência , em 2005 50%.
- 72% dos consumidores
colocaram frescor como a característica mais desejável no produto.
- O produto orgânico passará
de 2% para 5% da venda total do setor de FLV.
- Haverá um grande aumento no
produto originário de estufas de produção local..
- A maioria dos itens estará
disponível durante todo o ano, o que carretará aumento do produto importado.
- A natureza fragmentada do
setor impedirá o emprego de economia de escala por grandes empresas.
- A consolidação do setor
criará vácuos de serviço, trazendo oportunidades de negócios.
- A irradiação como
tratamento pós-colheita será adotada amplamente.
- A consolidação e as
pressões criadas por ela induzirão à diminuição de preço, que pode ser o
grande perigo para a segurança do alimento.
- A exportação crescerá de
US$3 bilhões para US$4,5 bilhões.
- O consumo per capita
aumentará 15%. Cresceu 22% nos últimos 10 anos.
- A maioria do setor
empregará embalagens retornáveis.
- O
valor dos produtos importados chegará a 50% do valor do produto doméstico Hoje
é de 32%.
Data de Publicação:
18/01/2000
Autor(es):
Anita de Souza Dias Gutierrez Consulte outros textos deste autor