Água Virtual e Desenvolvimento Sustentável: o Brasil como grande exportador de recursos hídricos

RESUMO

Segundo estimativas da ONU, no ano de 2025 haverá mais de 3 bilhões de pessoas vivendo em países em situação de escassez de água. A América Latina é depositária de cerca de 25% do estoque mundial de água, colocando-a como uma região com relativa abundância de água superficial. Mas devido a um histórico de uso inconseqüente dos recursos hídricos, associado a um aumento da demanda por diversos atores sociais e econômicos, configuram-se em algumas regiões situações de grave escassez hídrica, principalmente em suas grandes aglomerações urbanas da região que vivem situações preocupantes.

Tendo em vista essa situação, os recursos hídricos devem mobilizar não apenas os estudos hidrológicos, mas também disciplinas que enfoquem os aspectos sociais, econômicos e políticos que estão envolvidos na gestão desse recurso ambiental essencial. Recentemente, a valoração econômica dos recursos hídricos tem sido amplamente discutida no cenário político brasileiro, principalmente em função da legislação específica que determina a cobrança pelo uso da água.

O conceito de água virtual ajuda a compreender uma interface importante existente entre a questão de escassez e a demanda pelo uso de água, pois contabilizando a água demandada na produção de soja, por exemplo, é possível avaliar a importação e exportação da água consubstanciada em soja. Assim, países que possuem uma relativa abundância de água, podem ser grandes exportadores de água virtual. Mas, qual a sustentabilidade desses processos de transferência de água?

Em síntese, este trabalho avalia qual o impacto da água virtual no cenário brasileiro e latino-americano, principalmente em relação a produção e exportação de grãos. Avança sobre a discussão teórica dos sistemas peritos que envolvem a gestão de recursos hídricos, incorporando discussões sobre as transformações da modernidade e as questões ambientais, ainda recentes no âmbito das Ciências Sociais.

 

Trabalho apresentado no XXV Congreso de La Asociación Latinoamercicana de Sociología. Porto Alegre. 22 a 26 de agosto de 2005.

 

Data de Publicação: 11/01/2006

Autor(es): Andréa Leda Ramos De Oliveira (andrea@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Roberto Luiz do Carmo (roberto@nepo.unicamp.br) Consulte outros textos deste autor
Ricardo Ojima (ojima@unicamp.br) Consulte outros textos deste autor
Thais Tartalha do Nascimento (thais@nepo.unicamp.br) Consulte outros textos deste autor