Artigos
Pools e condomínios de produtores rurais: novas formas de organização do mercado e de mediação social na citricultura
                     Resumo: Os mercados 
particulares são estruturas sociais que articulam agentes definidores 
de produtos, preços e condições de pagamento 
específicas. A análise de situações empíricas exige a compreensão das interações conflitivas entre os agentes econômicos, longe 
de serem determinadas apenas por fluxo contínuo 
e anônimo de fatores envolvendo a produção, a comercialização e o consumo. 
Situando-se a importância desta abordagem como 
mais complexa do que aquela centrada nas relações econômico-contratuais, defende-se a idéia de que o mercado é um objeto de 
investigação em busca de legitimidade teórica 
nas fronteiras da economia e da sociologia. A partir de alguns resultados 
obtidos em uma pesquisa realizada junto à 
produtores de laranja no município de Bebedouro, Estado de São Paulo, 
acerca dos pools e condomínios, analisa-se a 
produção e o funcionamento destas formas de organização do mercado através de alguns instrumentos da nova economia 
institucional e a vertente das estruturas sociais da economia, levando-se em consideração os alinhamentos culturais 
que existem entre os agentes econômicos. A 
análise mostrou que os pools e condomínios são, do ponto de vista das 
estratégias competitivas de reprodução, 
sintomas de incorporação e exclusão social.
Data de Publicação: 29/12/2005
                Autor(es): 
                Marie Anne Najm Chalita (mariechalita@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Nilce da Penha Migueles Panzutti (panzutti@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor              

                    
                        