Artigos
Pools e condomínios de produtores rurais: novas formas de organização do mercado e de mediação social na citricultura
Resumo: Os mercados
particulares são estruturas sociais que articulam agentes definidores
de produtos, preços e condições de pagamento
específicas. A análise de situações empíricas exige a compreensão das interações conflitivas entre os agentes econômicos, longe
de serem determinadas apenas por fluxo contínuo
e anônimo de fatores envolvendo a produção, a comercialização e o consumo.
Situando-se a importância desta abordagem como
mais complexa do que aquela centrada nas relações econômico-contratuais, defende-se a idéia de que o mercado é um objeto de
investigação em busca de legitimidade teórica
nas fronteiras da economia e da sociologia. A partir de alguns resultados
obtidos em uma pesquisa realizada junto à
produtores de laranja no município de Bebedouro, Estado de São Paulo,
acerca dos pools e condomínios, analisa-se a
produção e o funcionamento destas formas de organização do mercado através de alguns instrumentos da nova economia
institucional e a vertente das estruturas sociais da economia, levando-se em consideração os alinhamentos culturais
que existem entre os agentes econômicos. A
análise mostrou que os pools e condomínios são, do ponto de vista das
estratégias competitivas de reprodução,
sintomas de incorporação e exclusão social.
Data de Publicação: 29/12/2005
Autor(es):
Marie Anne Najm Chalita (mariechalita@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Nilce da Penha Migueles Panzutti (panzutti@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor