Artigos
CADEIAS DE VALOR GLOBAL: condições para a inserção de uma cooperativa exportadora de suco de maracujá concentrado no mercado global
RESUMO:
O objetivo deste artigo
é investigar o comportamento de uma organização brasileira nas suas relações com
fornecedores e compradores em sua inserção no comércio internacional. A hipótese
do estudo é que o mercado externo pode induzir um processo de aprendizado nas
organizações de países em desenvolvimento ao atuarem no comércio internacional.
A abordagem teórica utilizada foi a de Cadeia de Valor Global, cuja principal
preocupação é investigar a inserção de agentes locais, de países em
desenvolvimento, no mercado global. Para o estudo empírico foi escolhida a
abordagem qualitativa, com a utilização do método estudo de caso para investigar
uma cooperativa exportadora de suco de maracujá localizada na Região Norte do
Brasil. Concluiu-se que a cooperativa analisada vem sofrendo um processo de
aprendizado em virtude de sua atuação no mercado externo. No entanto, para que
haja aprendizado, é fundamental o suporte de instituições em nível local e
internacional, bem como determinadas ações, tal como diversificação das
atividades para sedimentar o aprendizado que vem sendo adquirido neste
processo.
Data de Publicação:
06/12/2005
Autor(es):
Roberta de Castro Souza Consulte outros textos deste autor
João Amato Neto (amato@usp.br) Consulte outros textos deste autor