Artigos
MERCADO: ORDENAÇÃO FORMAL E INFORMAL DA INTERAÇÃO SOCIAL
                    
 Resumo:  Os mercados particulares são 
estruturas sociais que articulam agentes definidores de produtos, preços e 
condições de pagamento específicas. A análise de situações empíricas exige a 
compreensão das interações conflituosas entre os agentes econômicos que estão 
longe de serem determinadas por fluxo contínuo e anônimo de fatores envolvendo a 
produção, comercialização e consumo. O objetivo deste trabalho é, em primeiro 
lugar, analisar a reprodução e funcionamento das formas de estruturação do 
mercado. Em segundo, busca-se, através da legitimação das fronteiras teóricas 
entre sociologia e economia, encontrar seus pontos de intersecção. Assim, o 
trabalho se desenvolve das perspectivas da Nova Economia Institucional 
(Williamson e North) e das estruturas sociais da Sociologia Econômica (Bourdieu 
e Granovetter), levando em consideração os alinhamentos culturais que existem 
entre os agentes econômicos. As transformações na estrutura e interação social 
da citricultura paulista e do setor canavieiro revelam elementos organizacionais 
fundamentais, enquanto estratégias de recriação da estrutura social que, através 
dos processos de seleção social, encontram um caminho para responder aos 
desafios colocados pelos padrões de concorrência e competitividade atuais. 
 Trabalho apresentado no 
XXIX  Encontro Anual da Associação Nacional de 
Pós-Graduação em Ciências Sociais - ANPOCS. Caxambu-MG, 25 a 29 de outubro 
de 2005.
Data de Publicação: 03/11/2005
                Autor(es): 
                Nilce da Penha Migueles Panzutti (panzutti@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Marie Anne Najm Chalita (mariechalita@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Thomaz Fronzaglia (thomazfronzaglia@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor              

                    
                        