O Mercado Comunitário De Frutas: Participação E Perspectivas Para O Brasil

 RESUMO: A União Européia é, indiscutivelmente, o principal mercado importador das frutas brasileiras e um dos mais importantes do mundo. Sua população possui um elevado poder aquisitivo e um alto grau de exigência em relação à qualidade dos produtos demandados. O sistema de distribuição passa por uma importante fase de concentração, com o predomínio das grandes superfícies (supermercados e hipermercados) em detrimento do pequeno comércio varejista tradicional (quitandas). Conhecer as exigências dos consumidores e os requisitos mais valorizados pelas empresas distribuidoras na hora de eleger o melhor produto e o fornecedor adequado constitui-se, sem dúvida, um importante fator de vantagem competitiva para as empresas do ramo. O trabalho objetiva analisar esses e outros aspectos característicos do mercado comunitário com o intuito de proporcionar às empresas do setor frutícola brasileiro informações úteis para o desenvolvimento de estratégias competitivas capazes de enfrentar os mercados internacionais e, em especial, o mercado comunitário com maiores garantias de êxito.

Palavras-chave: União Européia, comércio internacional, vantagens competitivas, distribuição comercial moderna.

 

 

THE EUROPEAN COMMUNITY FRUIT MARKET:

Brazil’s participation and perspectives

ABSTRACT: The European Community is, unquestionably, the main importer market to Brazilian fresh fruits and one the most important markets worldwide. Its population presents a high purchasing power and demand high product quality. Its distribution system is currently undergoing an important concentration phase, in which large surfaces such as supermarkets and hypermarkets prevail, to the detriment of the traditional small retail market (greengroceries). Getting to know not only the consumer demands, but also the most valued requirements for distributing companies in selecting the best products and the suitable suppliers consists, hence, an important competitive advantage factor for the firms in this sector. This study aims to analyze these and other aspects of the European Community market in order to assist the Brazilian fruit sector in developing competitive strategies for a more successful approach of the world market and the European Community market in particular.

Key-words: European Community, international trade, competitive advantages, modern commercial distribution.

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Data de Publicação: 01/03/2000

Autor(es): Joao Caetano Fioravanço Consulte outros textos deste autor