Mercado Atacadista De Produtos Agrícolas: Pesquisa Piloto Na Cidade De São Paulo

RESUMO - A fim de estudar aspectos estruturais do mercado atacadista de produtos alimentícios na cidade de São Paulo, técnicos do Instituto de Economia Agrícola esquematizaram, em 1997, um levantamento amostral piloto. O processo de formação de preços nesse mercado consiste usualmente em simplesmente adicionar uma margem de comercialização aos custos. Entretanto, alguns empresários, especialmente aqueles estabelecidos longe dos principais centros de comércio, tomam informações sobre preços junto a outros atacadistas. Alguns atacadistas costumam comprar seus produtos diretamente dos produtores rurais (particularmente produtos não processados, como batata, cebola e ovos), de intermediários e de outros atacadistas (como milho e alho), de intermediários e indústrias (como arroz), de indústrias e de outros atacadistas (como feijão, carne, açúcar, café e farinha de trigo). A maioria dos atacadistas vende para varejistas, mas alguns vendem também para outros atacadistas, para restaurantes, para indústrias e até mesmo para consumidores. Finalmente, um esquema amostral foi sugerido para levantar os preços de produtos alimentícios nesse mercado atacadista.

Palavras-chave: preço no atacado, levantamento amostral, estudo piloto.

AGRICULTURAL WHOLESALE MARKET:

a pilot survey in São Paulo city, BrazilABSTRACT: A pilot sample survey was specially designed in 1997 to study some structural features of the foodstuff wholesale market in São Paulo city. The usual pricing process in this market is simply achieved by adding a markup to the costs. However, some wholesalers obtain price information from other wholesalers, specially those established far from the main wholesale areas. Wholesalers are used to buying the products from the farmers (particularly non-manufactured foodstuffs like potato, onion and eggs,), from jobbers or other wholesalers (corn and garlic), from the jobbers and industries (rice), from industries and other wholesalers (bean, meat, sugar, coffee and wheat flour). Most wholesalers sell to retailers, but some also sell to other wholesalers, to restaurants, to industries and even to consumers. At last, a sample design is suggested to survey the foodstuff wholesale prices.

Key-words: wholesale price, sample survey, pilot study.

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Data de Publicação: 01/04/2000

Autor(es): Maura Maria Demétrio Santiago Consulte outros textos deste autor
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