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Mercado de Alho no MERCOSUL: produção, estacionalidade e consolidação do mercado
Resumo: O estudo
analisa o abastecimento do alho no Brasil no período 1970-2004. Descreve
as
interferências dos acordos comerciais (ALALC e ALADI), a política agrícola
dirigida ao setor e a
influência do MERCOSUL após 1990.
Conclui que o alho importado sempre participou do comércio
brasileiro. No entanto a produção brasileira teve incremento
significativo após a implantação do Plano Nacional de
Produção e Abastecimento de Alho na década de 1980. Calcula o padrão estacional
bianual de preços e quantidade de alho nacional e importado, no
mercado atacadista de São Paulo e no Mercado Central
de Buenos Aires (MCBA), no período 1998-2003. Conclui que o alho chinês e o da
Argentina interferem
na estacionalidade de preços e a época
de abastecimento é definida conforme sua procedência. O MCBA
cresceu em importância na vigência do MERCOSUL como abastecedor na
Argentina.
Data de Publicação: 27/07/2005
Autor(es):
Waldemar Pires de Camargo Filho (camargofilho@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Humberto Sebastiao Alves (hsalves@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor