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Plano Agrícola e Pecuário 2015/16: comentários e sugestões
1 - INTRODUÇÃO No Brasil, a política agrícola é formulada pelos Ministérios da
Agricultura (MAPA) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), baseando-se em ações de
apoio à gestão, financiamento e seguro da produção, formação de estoques e
garantia de preços mínimos, que ocorrem, basicamente, por meio dos instrumentos
de política agrícola. O Plano Agrícola e Pecuário (PAP) reúne, a cada
safra, o principal conjunto de ações voltadas para atender a política agrícola
nacional, que tem como eixos principais o crédito, o seguro e a garantia de
preços. O crédito rural, por meio das linhas e programas,
viabiliza os recursos para os ciclos do plantio-custeio, investimento e
comercialização. Paralelamente ao financiamento via Sistema Nacional de Crédito
Rural (SNCR), vêm crescendo as modalidades de financiamento privado, especialmente
junto do mercado de capitais, que são percebidas como de alta relevância para o
setor e, portanto, contam com o apoio governamental para o seu desenvolvimento. O seguro rural é um dos principais instrumentos de
gestão do risco de produção na agricultura, contando com apoio governamental,
tanto estadual (SP, MG, PR e SC), quanto federal, por meio do Programa de
Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, garantindo ao produtor segurado cobertura
das perdas das culturas ocasionadas por fenômenos naturais adversos,
proporcionando maior estabilidade de renda. A garantia de preços ao produtor tem sido executada por
uma série de ações que pressupõe a garantia do preço mínimo por meio da
“equalização” pelo estado da diferença entre este preço – referência - e o
preço de mercado. 2 - FINANCIAMENTO RURAL O volume de crédito disponibilizado aos agricultores
vem crescendo1 a cada ano safra e, juntamente com o crédito privado
e o autofinanciamento, tem atendido ao setor satisfatoriamente, visto o
resultado observado na produção de grãos e no complexo carnes. No entanto, a
oferta ascendente de recursos deve ser mantida para continuar ampli Em 2014, do total de recursos aplicados, segundo o
Banco Central, os médios produtores receberam R$19 bilhões (11,5%) e a
agricultura familiar R$25 bilhões (15,0%), ou seja, 26,5% do valor concedido.
São Paulo recebeu R$21,1 bilhões, 12,7% do total nacional, mantendo sua
participação nos últimos anos, dos quais 11,5% foram aplicados por meio do
PRONAMP e 5,0% do PRONAF. Nesse sentido, a manutenção das medidas que
privilegiaram a modalidade PRONAMP, como o aumento da oferta de recursos e a
elevação do limite de financiamento para custeio (R$660 mil) e investimento
(R$385 mil) é fundamental para São Paulo dada a participação do médio produtor
rural na agricultura paulista (Figura 2). Com relação à taxa de juros, espera-se que sejam
mantidas aquelas fixadas no PAP 2014/15 - entre 4,0% e 8,0%, compatíveis com a
atividade em grande parte dos empreendimentos, principalmente diante de uma conjuntura
de alta da inflação e elevação dos juros (SELIC - 12,15% a.a. - fev. 2015).
Grande parte dos financiamentos ocorre a taxas de juros controlados. Estes, por
sua vez, dependem em grande parte dos depósitos à vista (exigibilidades) e
podem sofrer impacto negativo desse cenário macroeconômico. A crescente produção agropecuária exige como
contrapartida infraestrutura de armazenagem e bom fluxo de escoamento, sendo
necessária a manutenção de estímulo e incentivos para investimento nessas
áreas, bem como para o Moderfrota, visando a renovação da frota de máquinas
agrícolas. 3 - CRÉDITO E MEIO AMBIENTE 3.1 - Programa ABC Dos programas do governo federal destinados aos
produtores rurais, suas associações e cooperativas, o Programa para Redução da
Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura (Programa ABC) prevê linha de
financiamento que contempla a recuperação de reserva legal e de áreas de
preservação permanente, além de disponibilizar recursos para boas práticas
agrícolas, como plantio direto e sistemas de produção integrados, entre outras. Seria oportuno que, no próximo Plano Agropecuário,
para o ano safra 2015/16, fossem oferecidas condições mais favoráveis para que
os produtores pudessem iniciar e/ou intensificar ações de recuperação de áreas
de mata ciliar e se adequarem à legislação ambiental, tendo em vista a
mitigação dos efeitos da supressão dessas matas, seja para evitar o assoreamento
de rios, represas e açudes, seja para proporcionar maior absorção de água pelos
solos, principalmente nas regiões onde essa recuperação se faz mais urgente,
como é o caso do Sudeste, notadamente em São Paulo, Estado no qual os
desmatamentos históricos têm sido um dos grandes responsáveis pela crise
hídrica que ora se verifica. Para os agricultores que se dispusessem a recuperar
as matas de suas propriedades, o que os encaminharia para a execução de um
serviço ambiental, são fundamentais incentivos, uma vez que, dessa ação, não
resultará um produto que lhes auferirá renda. Dessa forma, o pagamento por
serviços ambientais (PSA) seria a melhor solução para a adesão do produtor,
considerando que ao custo corresponderia uma expectativa de receita. Esse
conjunto de operações só é viável se houver concertação entre União e
estado/município. Nessa conjuntura, é bem-vindo o apoio a projetos de
implantação de viveiros de mudas florestais para atender a baixo custo as
exigências ambientais. 4 - CUSTEIO Manutenção do estímulo aos produtores que adotem
boas práticas agrícolas com a elevação de 15% no limite de crédito de custeio
por beneficiário e, em até 30%, quando ocorrer, simultaneamente duas das
seguinte situações: existência de reservas legais e área de preservação
permanente; quando do custeio pecuário, adoção de sistema de identificação de
origem; medidas de redução de risco climático e/ou de preço; participação do sistema de produção integrada
(PI-Brasil); produção orgânica; inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR);
utilização de sementes básicas e certificadas; adoção do plantio direto. 5 - SEGURO RURAL O principal instrumento de mitigação de risco na
agricultura em todo o mundo é o seguro rural. O setor do agronegócio respondeu,
segundo CEPEA-ESALQ, por 22,58% do PIB nacional em 2013 e desempenha portanto
papel fundamental para o país. O agronegócio está muito exposto às incertezas
climáticas, principalmente a seus eventos extremos, cada vez mais frequentes. O
Brasil precisa, portanto, reforçar sua política agrícola voltada para o seguro
da renda agrícola. O governo federal alocou, para o ano de 2014, R$700 milhões
para o Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural, mas apenas R$400
milhões ficaram à disposição dos produtores, previstos na Lei Orçamentária2;
mesmo assim, segundo as seguradoras, só foram liberados 64% para o pagamento da
subvenção. Os demais R$300 milhões também não foram liberados. A incerteza quanto à efetiva e oportuna liberação de
recursos para a subvenção ao prêmio por parte do governo federal todo ano traz
uma grande insegurança para o produtor e para as seguradoras, pois ambos vêm
cumprindo sua parte: o produtor pagando a parcela que lhe cabe no prêmio e as
seguradoras na oferta do seguro e no pagamento de indenização nos casos de
sinistro. Dessa forma, mudar o sistema atual, como criar um
fundo específico para a subvenção aos moldes do Estado de São Paulo, cujos
recursos não expiram com o término do ano civil, proporcionaria um alicerce
para planejamento a longo prazo, trazendo segurança para o setor do
agronegócio. O seguro rural deveria também ampliar a sua cobertura ao seguro de
receita agrícola no que se refere a variação dos preços que atualmente opera
com produtos de commodities. Outro ponto fundamental é não permitir o seguro
“casado” com o financiamento; o seguro deve ser da produção e não do
financiamento. Essa sistemática pode dificultar a livre escolha da seguradora
pelo produtor, criando um conflito entre o agente financiador e o produtor
rural, além de enfraquecer o mercado privado segurador. Apesar de dez anos do programa, segundo o Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)3, a área assegurada
representou apenas 13,0% da área total plantada em 2013 – 73 milhões de
hectares -, demonstrando que o seguro no Brasil é incipiente e está muito aquém
das necessidades dos produtores. Há também a necessidade de implementação e/ou
ampliação de mecanismos que garantam a renda do produtor aos moldes de
Contratos Privados de Opção de Venda e Prêmio de Risco da Opção Privada (PROP),
Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (PEPRO) e Prêmio de Equalização da Soja (PESOJA,
equivalente para a soja), bem como o oferecido pelo FEAP-BANAGRO em São Paulo.
Um seguro de renda bem estruturado pode inclusive ser mais eficiente do que
subsídios ao crédito e outras isenções. 6 - PLANO PLURIANUAL A importância do planejamento a médio prazo é
reconhecida por todos os setores envolvidos na agropecuária e vem sendo
prometido pelo governo há pelo menos cinco safras. O ideal seria que houvesse
um programa de metas com plano plurianual, dando maior segurança e estabilidade
aos produtores e instituições. _______________________________________________ 1Em termos nominais. 2BRASIL. Lei n.
12.952, de 20 de janeiro de 2014. Estima a receita e fixa a despesa da União
para o exercício financeiro de 2014. Diário
Oficial da União, Brasília, 21 jan. 2014. Disponível em: <http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/112344819/lei-12952-14>. Acesso
em: mar. 2015. 3INSTITUTO
BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Banco de dados. Rio de Janeiro: IBGE. Disponível em:
<http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em: mar. 2015. Palavras-chave:
política agrícola, plano de safra, crédito rural, seguro rural.
Data de Publicação: 17/03/2015
Autor(es):
Terezinha Joyce Fernandes Franca (terezinha.franca@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Rejane Cecília Ramos Consulte outros textos deste autor
José Roberto Da Silva (josersilva@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Samira Aoun (samira@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor