Artigos
Análise da Competitividade do Segmento de Cerveja do Brasil, 1997-2012
RESUMO: Objetiva-se neste trabalho analisar a competitividade das empresas do segmento de cerveja do Brasil entre 1997 e 2012 por meio dos modelos das Cinco Forças de Porter e Rede de Valor, de Brandenburger e Nalebuff. Primeiramente, trabalha-se com as medidas de concentração para análise da competitividade do segmento. Depois, realiza-se uma investigação das forças competitivas. Os índices de Herfindahl e de Theil indicam que essa indústria é altamente concentrada. Ela caracteriza-se por um oligopólio altamente concentrado e a tática de competição principal é feita por meio de marketing e diferenciação de produtos. As condutas desleais e anticompetitivas sustentam a hipótese de que a empresa líder do segmento exercite a sua posição dominante.
Palavras-chave: cinco forças, índices de concentração, rede de valor e indústria da cerveja.
Data de Publicação:
23/09/2014
Autor(es):
Élisson Telles Moreira Consulte outros textos deste autor