Artigos
Aspectos Mercadológicos da Exportação de Frutas Brasileiras para a União Europeia
RESUMO: Neste estudo são analisados os aspectos mercadológicos da exportação de frutas brasileiras para a União Europeia. Especificamente, o estudo tem como foco o planejamento dos modos de entrada e análise do mix de marketing e das empresas de frutas na Europa. Foram desenvolvidos estudos de caso múltiplos com empresas exportadoras de melão e de figo. Os resultados sugerem que os modos de entrada parecem ser compatíveis com a teoria de internacionalização analisada, começando por exportação indireta e, após algum tempo, passando para exportação direta. No entanto, a decisão de adaptação e/ou padronização do mix de marketing está mais relacionada às exigências dos distribuidores.
Palavras-chave: internacionalização, frutas, marketing internacional.
Data de Publicação:
11/09/2014
Autor(es):
Renata Pozelli Sabio Consulte outros textos deste autor
Franklin de Souza Meirelles Consulte outros textos deste autor
Thelma Rocha Consulte outros textos deste autor
Eduardo Eugenio Spers Consulte outros textos deste autor