Artigos
PRODUÇÃO E MERCADO DE BATATA NO BRASlL, NO PERÍODO 1971-90
Esta pesquisa analisa o comportamento da produção e do mercado de
batata no Brasil no período 1971-90. Calculam-se as contribuições da área e da
produtividade, para a expansão da produção nos principais estados produtores e
no Brasil. São determinadas a variação estacional de quantidade comercializada
de batata no mercado atacadista e a variação estacional de preços em três níveis
de comercialização (produtor, atacado e varejo), com a utilização de dois
métodos: X-11 e Sazonal 7 bianual. No período, a produção expande mais devido à
contribuição da produtividade do que da área cultivada. A variação estacional de
preços e quantidade anual evidencia que os preços são mais baixos na safra das
águas e mais altos na seca e no inverno. A variação estacional bianual dos
preços mostra forte resposta da produção aos preços da safra do ano anterior e
da época de plantio. O que caracteriza essa variação é a ocorrência, após um
ano, de preços muito baixos nas safras da seca e de inverno sucede o ano de
preços altos e no ano seguinte de preços situados num patamar intermediário.
Conclui-se que os métodos utilizados são complementares. Palavras-chaves: batata, mercado, produção, variação estacional, procedimento X-11,
sazonal 7 bianual.
Data de Publicação: 01/05/1993
Autor(es):
Waldemar Pires de Camargo Filho (camargofilho@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Maria de Lourdes Sumiko Sueyoshi Consulte outros textos deste autor
Ana Maria Montragio Pires de Camargo Consulte outros textos deste autor
Antonio Roger Mazzei (mazzei@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor