PRODUÇÃO E MERCADO DE BATATA NO BRASlL, NO PERÍODO 1971-90

Esta pesquisa analisa o comportamento da produção e do mercado de batata no Brasil no período 1971-90. Calculam-se as contribuições da área e da produtividade, para a expansão da produção nos principais estados produtores e no Brasil. São determinadas a variação estacional de quantidade comercializada de batata no mercado atacadista e a variação estacional de preços em três níveis de comercialização (produtor, atacado e varejo), com a utilização de dois métodos: X-11 e Sazonal 7 bianual. No período, a produção expande mais devido à contribuição da produtividade do que da área cultivada. A variação estacional de preços e quantidade anual evidencia que os preços são mais baixos na safra das águas e mais altos na seca e no inverno. A variação estacional bianual dos preços mostra forte resposta da produção aos preços da safra do ano anterior e da época de plantio. O que caracteriza essa variação é a ocorrência, após um ano, de preços muito baixos nas safras da seca e de inverno sucede o ano de preços altos e no ano seguinte de preços situados num patamar intermediário. Conclui-se que os métodos utilizados são complementares.

Palavras-chaves: batata, mercado, produção, variação estacional, procedimento X-11, sazonal 7 bianual.

Data de Publicação: 01/05/1993

Autor(es): Waldemar Pires de Camargo Filho (camargofilho@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
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