Floricultura brasileira no início do século XXI: o perfil do produtor

Resumo:

            Este trabalho tem como objetivo delinear o retrato atualizado da floricultura brasileira com base em dados objetivos e censitários. Especificamente abordam-se o perfil dos floricultores brasileiros, a dispersão geográfica do setor e o dimensionamento da estrutura produtiva e de comercialização, interna e externa. Estima-se que cerca de 7.600 produtores em 1.500 municípios brasileiros estão dedicados à floricultura em tempo parcial ou integral, com a área cultivada de 9.000 hectares. A floricultura brasileira utiliza cerca de 33,3 mil trabalhadores rurais diretos, dos quais 19 mil só no Estado de São Paulo, empregando em média 3,7 homens por cada hectare de área cultivada. O valor do mercado da floricultura brasileira, em 2002, é estimado nesta pesquisa em cerca de R$500 milhões (produtor), R$750 milhões (atacado) e R$1,5 bilhão (varejo), com o consumo per capita de R$8,50 ao ano.

Data de Publicação: 29/04/2004

Autor(es): Ikuyo Kiyuna Consulte outros textos deste autor
Vera Lucia Ferraz dos Santos Francisco Consulte outros textos deste autor
Paulo José Coelho (pjcoelho@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Denise Viani Caser (dcaser@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Roberto de Assumpçao (rassumpçao@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
José Alberto Angelo (jose.angelo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor