Parâmetros de competitividade do mel brasileiro

Resumo

            O objetivo deste estudo é a sistematização de informações da cadeia produtiva e análise de fatores de competitividade do mel brasileiro. A participação brasileira no mercado internacional foi utilizada como indicador de desempenho da capacidade competitiva. Estudos sobre a esfera da produção e processamento alicerçaram a análise sobre aspectos relevantes da capacidade competitiva frente às características dos mercados. Os resultados obtidos mostram uma aquisição de vantagem competitiva ligada à política cambial, apontando para a necessidade de coordenação entre as esferas da produção e processamento visando uma participação sustentável nos mercados interno e externo.

Data de Publicação: 30/03/2004

Autor(es): José Matheus Yalenti Perosa (dede@fca.unesp.br) Consulte outros textos deste autor
Elvira Maria Romero Arauco (emr@fca.unesp.br) Consulte outros textos deste autor
Mara Lúcia de Azevedo Santos (maraluciazevedo@ig.com.br) Consulte outros textos deste autor
Verónica Noemí Albarracín (veronoe@yahoo.com) Consulte outros textos deste autor