Aprecie sem moderação: perspectivas do comércio internacional de cachaça

Resumo:

            O artigo apresenta uma avaliação do potencial do mercado internacional da cachaça. Mostra que uma série de iniciativas foram tomadas para diferenciar o produto, procurando aproveitar o interesse  que a bebida vem despertando, sobretudo no mercado internacional. O Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Cachaça (PBDAC) e o Governo tentam reclassificar a bebida a partir de 2004, o que permitirá ser reconhecida em todo o mundo como um produto tipicamente brasileiro. Essa providência é necessária porque na atualidade a cachaça é classificada como rum, também um destilado da cana. O comércio internacional é um fator que pode ser considerado importante para o dinamismo da produção nacional de cachaça, dado  seu crescimento e elevado volume de negócios. Em contrapartida, o Brasil não tem aproveitado devidamente esse mercado, porque ainda exporta quantidades insignificantes e irregulares da bebida.

Data de Publicação: 30/01/2004

Autor(es): Maria Auxiliadora de Carvalho (macarvalho@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Cesar Roberto Leite da Silva (crlsilva@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor