Artigos
Mercado como Construção Social da Realidade
RESUMO:
Os mercados particulares são estruturas sociais
que articulam agentes definidores de produtos, preços e condições de Pagamento
específicas. A análise de situações empíricas exige a compreensão das interações
conflituosas entre os agentes econômicos que estão longe de serem determinadas
por fluxo contínuo e anônimo de fatores envolvendo produção,
comercialização e consumo. O objetivo deste trabalho é, em primeiro lugar,
analisar a reprodução e o funcionamento das formas de estruturação do mercado.
Em segundo, busca-se, através da legitimação das fronteiras teóricas entre
sociologia e economia, encontrar seus pontos de intersecção. Assim, o trabalho
se desenvolve da perspectiva da Nova Economia Institucional, levando em
consideração os alinhamentos culturais que existem entre os agentes econômicos.
As transformações ocorridas na estrutura e nas interações sociais revelam
elementos organizacionais fundamentais, enquanto estratégias de recriação da
estrutura social as quais, através dos processos de seleção social, encontram um
caminho para responder aos desafios colocados pelos padrões de concorrência e
competitividade atuais.
Data de Publicação: 29/07/2011
Autor(es): Nilce da Penha Migueles Panzutti (panzutti@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor