Mulheres Assentadas: desvendando o mercado do Município de Rancharia, Estado de São Paulo

RESUMO: Este trabalho busca integrar pesquisa e extensão rural à agricultura familiar, em grupos de mulheres assentadas de Rancharia e Martinópolis, Estado de São Paulo. Estas desenvolvem cultivo de hortifruti e, embora forneçam para supermercados locais, CEASA, feiras e programas sociais, não conhecem bem o mercado local. O objetivo foi capacitá-las com ferramentas estratégicas para ampliar a colocação de seus produtos. A perspectiva teórica baseada no conhecimento geográfico, econômico, visão de cadeia produtiva, geomarketing, teoria da administração e software ACANT, aliados aos dados do censo, POF e entrevistas em estabelecimentos comerciais de Rancharia, habilitaram o grupo a ampliar sua renda e participação no mercado.

 

Palavras-chave: mercado, mulheres assentadas, plano de administração de marketing.

 

Data de Publicação: 29/06/2011

Autor(es): José Roberto Da Silva (josersilva@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Roberto de Assumpçao (rassumpçao@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Ana Victoria Vieira Martins Monteiro (ana.monteiro@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Rosana de Oliveira Pithan e Silva (rosana.pithan@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Ana Maria Pereira Amaral (apmaral@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor