Artigos
Mulheres Assentadas: desvendando o mercado do Município de Rancharia, Estado de São Paulo
RESUMO:
Este trabalho busca integrar pesquisa e extensão
rural à agricultura familiar, em grupos de mulheres assentadas de Rancharia e
Martinópolis, Estado de São Paulo. Estas desenvolvem cultivo de hortifruti e,
embora forneçam para supermercados locais, CEASA, feiras e programas sociais,
não conhecem bem o mercado local. O objetivo foi capacitá-las com ferramentas
estratégicas para ampliar a colocação de seus produtos. A perspectiva teórica
baseada no conhecimento geográfico, econômico, visão de cadeia produtiva,
geomarketing, teoria da administração e software ACANT, aliados aos dados do
censo, POF e entrevistas em estabelecimentos comerciais de Rancharia,
habilitaram o grupo a ampliar sua renda e participação no
mercado. Palavras-chave:
mercado, mulheres assentadas, plano de
administração de marketing.
Data de Publicação: 29/06/2011
Autor(es):
José Roberto Da Silva (josersilva@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Roberto de Assumpçao (rassumpçao@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Ana Victoria Vieira Martins Monteiro (ana.monteiro@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Rosana de Oliveira Pithan e Silva (rosana.pithan@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Ana Maria Pereira Amaral (apmaral@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor