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Oferta de Alho no Brasil: procedências e margens de comercialização em São Paulo, 1991 a 2010
RESUMO: Palavras-chave:
O estudo teve por objetivo
apresentar a evolução da produção brasileira e da quantidade importada de alho
na vigência do MERCOSUL, no período 1991-2010. Na comercialização foram
analisados os preços, as quantidades e as épocas de oferta conforme a
procedência (nacional, argentina ou chinesa) em 2002-2010. Foram calculadas as
margens de comercialização e o markup do quinquênio 2005-2010. A quantidade
média anual de alho nacional comercializada no mercado atacadista paulistano foi
de 4.937 toneladas no período 2005-2010. O alho brasileiro participou com 40,0%,
o chinês com 33,9% e o argentino com 26,7%. No mercado de São Paulo, a época de
abastecimento é definida conforme sua procedência, que interfere na
estacionalidade de preços. A quantidade ofertada do alho argentino foi maior no
primeiro semestre, enquanto os alhos nacional e chinês tiveram maiores volumes
comercializados no segundo semestre. Quanto às margens de comercialização,
considerando o produto de Santa Catarina vendido na cidade de São Paulo, o
produtor incorporou 43,3% do valor pago pelo consumidor, o mercado atacadista
17,1% e o varejista 39,6%.
alho, mercado, preços,
importação.
Data de Publicação: 30/05/2011
Autor(es):
Waldemar Pires de Camargo Filho (camargofilho@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Felipe Pires de Camargo (fpcamargo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor