Oferta de Alho no Brasil: procedências e margens de comercialização em São Paulo, 1991 a 2010

RESUMO:
O estudo teve por objetivo apresentar a evolução da produção brasileira e da quantidade importada de alho na vigência do MERCOSUL, no período 1991-2010. Na comercialização foram analisados os preços, as quantidades e as épocas de oferta conforme a procedência (nacional, argentina ou chinesa) em 2002-2010. Foram calculadas as margens de comercialização e o markup do quinquênio 2005-2010. A quantidade média anual de alho nacional comercializada no mercado atacadista paulistano foi de 4.937 toneladas no período 2005-2010. O alho brasileiro participou com 40,0%, o chinês com 33,9% e o argentino com 26,7%. No mercado de São Paulo, a época de abastecimento é definida conforme sua procedência, que interfere na estacionalidade de preços. A quantidade ofertada do alho argentino foi maior no primeiro semestre, enquanto os alhos nacional e chinês tiveram maiores volumes comercializados no segundo semestre. Quanto às margens de comercialização, considerando o produto de Santa Catarina vendido na cidade de São Paulo, o produtor incorporou 43,3% do valor pago pelo consumidor, o mercado atacadista 17,1% e o varejista 39,6%.

Palavras-chave:
alho, mercado, preços, importação.

 

 

Data de Publicação: 30/05/2011

Autor(es): Waldemar Pires de Camargo Filho (camargofilho@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Felipe Pires de Camargo (fpcamargo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor