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Oferta de Alho no Brasil: procedências e margens de comercialização em São Paulo, 1991 a 2010
                     RESUMO:  Palavras-chave:     
O estudo teve por objetivo 
apresentar a evolução da produção brasileira e da quantidade importada de alho 
na vigência do MERCOSUL, no período 1991-2010. Na comercialização foram 
analisados os preços, as quantidades e as épocas de oferta conforme a 
procedência (nacional, argentina ou chinesa) em 2002-2010. Foram calculadas as 
margens de comercialização e o markup do quinquênio 2005-2010. A quantidade 
média anual de alho nacional comercializada no mercado atacadista paulistano foi 
de 4.937 toneladas no período 2005-2010. O alho brasileiro participou com 40,0%, 
o chinês com 33,9% e o argentino com 26,7%. No mercado de São Paulo, a época de 
abastecimento é definida conforme sua procedência, que interfere na 
estacionalidade de preços. A quantidade ofertada do alho argentino foi maior no 
primeiro semestre, enquanto os alhos nacional e chinês tiveram maiores volumes 
comercializados no segundo semestre. Quanto às margens de comercialização, 
considerando o produto de Santa Catarina vendido na cidade de São Paulo, o 
produtor incorporou 43,3% do valor pago pelo consumidor, o mercado atacadista 
17,1% e o varejista 39,6%.
alho, mercado, preços, 
importação.
Data de Publicação: 30/05/2011
                Autor(es): 
                Waldemar Pires de Camargo Filho (camargofilho@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Felipe Pires de Camargo (fpcamargo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor              
 
                    







 
                    
                        
