Truta de Campos do Jordão, Valorização do Produto Local através da Indicação Geográfica do Turismo e da Gastronomia

 

RESUMO: O objetivo deste estudo foi levantar informações e dados sobre a truta de Campos do Jordão para caracterizá-la como produto local valorizado pelo turismo e pela gastronomia. A metodologia de pesquisa caracteriza-se como exploratória, analisam-se variáveis quantitativas e qualitativas. Considerou-se como principais atores, os truticultores, a Estação Experimental de Salmonicultura de Campos do Jordão, a Associação Brasileira de Truticultores (ABRAT), os restaurantes e hotéis locais, e os consumidores. Levantamento preliminar de textos documentais em revistas locais e científicas indicam a tradição do cultivo, notoriedade e reputação da truta de Campos do Jordão. Entrevistas com consumidores, turistas, proprietários de pousadas e restaurantes demonstram que existe a associação da truta com o nome geográfico e a gastronomia, o que torna este produto local potencialmente indicado para uma indicação geográfica.

 

Palavras-chave: trutas, turismo, gastronomia, indicação geográfica.

 

 

Data de Publicação: 30/03/2011

Autor(es): Geni Satiko Sato (sato@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
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