Artigos
ESTRUTURA DE MERCADO INTERNACIONAL DE CARNE SUÍNA E A PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA
RESUMO:
Este artigo é uma pesquisa qualitativa que caracteriza a estrutura de mercado
internacional de carne suína e a participação brasileira. Observou-se uma
estrutura de mercado dominada por grandes exportadores tradicionais, como
Dinamarca, EUA, Canadá, Alemanha e Países Baixos. Estes países tiveram a
capacidade de criar um mercado altamente regulado que dificulta a atuação de
ingressantes potenciais como o Brasil. A participação do Brasil no mercado
internacional ainda é pequena, quando comparada à capacidade produtiva do país.
Existem grandes oportunidades a serem exploradas em mercados não tradicionais de
carne suína, como Rússia e China que observam um padrão regulatório diferente do
influenciado pelos países exportadores tradicionais. Palavras-chave:
carne
suína, comércio internacional, estrutura de mercado
internacional.
Data de Publicação: 28/12/2010
Autor(es):
Fabiano José Coser Consulte outros textos deste autor
Karim Marini Thomé (thome@gmail.com) Consulte outros textos deste autor
José Márcio de Carvalho (jmcarvalho@unb.br) Consulte outros textos deste autor
Josemar Xavier de Medeiros (jxavier@unb.br) Consulte outros textos deste autor