Status Relacional e Atuação Estratégica na Citricultura

RESUMO: Este artigo compõe o processo construtivo de modelo de atuação estratégica de rede industrial analisando especificamente o processo de co-criação de valor, e inspirado no paradigma do IMP Group. Toma-se como referência a criação de valor no segmento citrícola brasileiro, em visão B2B, por meio do exame das relações entre seus dois principais players: o produtor de laranja e a indústria de suco. Inicialmente, examinam-se os mecanismos de coordenação relacional que emergem dos interesses coletivos tanto das empresas de suco quanto dos citricultores. Em seguida, desenha-se o status atual das relações entre ambos, com base nos quatro construtos relacionais que são os componentes principais da abordagem do paradigma mencionado, assim como em suas respectivas subdivisões. Ao final, indicam-se os próximos passos desta construção.

Palavras-chave: co-criação de valor, citricultura, rede política.

Data de Publicação: 27/08/2010

Autor(es): Irene Raguenet Troccoli (irene.troccoli@estacio.br) Consulte outros textos deste autor
Joyce Gonçalves Altaf (jgaltaf@yahoo.com.br) Consulte outros textos deste autor