Artigos
Status Relacional e Atuação Estratégica na Citricultura
RESUMO: Este artigo compõe o processo construtivo de modelo de atuação
estratégica de rede industrial analisando
especificamente o processo de co-criação de valor, e inspirado no paradigma
do IMP Group. Toma-se como referência a criação
de valor no segmento citrícola brasileiro, em visão B2B, por meio do exame das relações entre seus dois principais
players: o produtor de laranja e a indústria de
suco. Inicialmente, examinam-se os mecanismos de coordenação relacional que
emergem dos interesses coletivos tanto das
empresas de suco quanto dos citricultores. Em seguida, desenha-se o status atual das relações entre ambos, com base nos quatro
construtos relacionais que são os componentes principais da abordagem do paradigma mencionado, assim como em suas
respectivas subdivisões. Ao final, indicam-se
os próximos passos desta construção. Palavras-chave: co-criação de valor, citricultura, rede política.
Data de Publicação: 27/08/2010
Autor(es):
Irene Raguenet Troccoli (irene.troccoli@estacio.br) Consulte outros textos deste autor
Joyce Gonçalves Altaf (jgaltaf@yahoo.com.br) Consulte outros textos deste autor