Artigos
Estratégia de Diferenciação por Meio do Selo de Indicação de Procedência da Região do Vale dos Vinhedos no Estado do Rio Grande do Sul
RESUMO: Este estudo tem como objetivo caracterizar a estratégia de
diferenciação por meio da Indicação de
Procedência Vale dos Vinhedos. Para alcançar tal objetivo, faz-se uma análise
com base em dados coletados em entrevistas com
as empresas vinícolas Miolo, Casa Valduga e Vallontano Vinhos Nobres, localizadas no Vale dos Vinhedos, que conquistaram o
selo de Indicação de Procedência para alguns de
seus produtos. Fez-se uso também de pesquisas exploratórias em referências
teóricas sobre o assunto abordado. A análise
indica que foi possível um aumento das vantagens competitivas de qualidade,
agregação de valor e exploração do potencial
turístico da região após a efetivação das estratégias adotadas nos processos produtivos e na comercialização, a partir da
conquista do selo de Indicação de Procedência.
Além disso, a conquista do selo tem contribuído para a inclusão da agricultura
familiar, para a formação de novas atividades,
como o enogastroturismo, e para o desenvolvimento da região.
Data de Publicação: 14/06/2010
Autor(es):
Suellen Moreira de Oliveira (suellen_oliveira@hotmail.com) Consulte outros textos deste autor
Luciane da Silva Rubin (luciane.rubin@yahoo.com.br) Consulte outros textos deste autor
Tania Nunes Silva Consulte outros textos deste autor