Artigos
Diagnóstico de Mercado junto a Consumidores de Mel no Município de Pirassununga, Estado de São Paulo
RESUMO: Este trabalho busca contribuir para o aumento do conhecimento da
cadeia produtiva de mel no âmbito regional. A
metodologia utiliza técnicas de estatística descritiva e análise multivariada
de dados, tais como a de análise fatorial e de
correspondência. Para tanto, utilizou-se de um questionário envolvendo informações pessoais, consumo, acesso a ações
publicitárias sobre o produto e percepção sobre
elementos do composto de marketing do produto (preço, embalagem e ponto de
venda), entre outras. Os resultados aqui
constatados sugerem uma correlação positiva entre os níveis de escolaridade
maiores dos entrevistados e um maior consumo de
mel entre eles. Além disso, o tipo de consumo observado na maioria dos entrevistados enfatiza que o mel já é
percebido como um alimento que agrega qualidade
e saúde nutricional para a população. De modo geral, a cadeia ainda se ressente
de maiores investimentos em marketing e de
posicionamento estratégico de produtos como evidenciado nas respostas
junto aos entrevistados. Palavras-chave: agronegócio, cadeia produtiva do mel, perfil do consumidor, análise
multivariada.
Data de Publicação: 28/05/2010
Autor(es):
Celso da Costa Carrer Consulte outros textos deste autor
Ricardo Firetti (rfiretti@aptaregional.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Guilherme Canteiro Martins Consulte outros textos deste autor
Célia Regina Orlandelli Carrer Consulte outros textos deste autor
Marcelo Machado De Luca de Oliveira Ribeiro Consulte outros textos deste autor
Luis Fernando Soares Zuin Consulte outros textos deste autor