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Comércio Exterior da Floricultura Brasileira em 2009: ponto de inflexão
                                 O 
valor das exportações dos produtos da floricultura brasileira encerrou o ano de 
2009 com US$31,5 milhões, segundo a Secretaria de Comércio Exterior 
(SECEX)1, com queda significativa (-11,4%) em relação a 2008. Por 
outro lado, o valor das importações em 2009 (US$20 milhões) apresentou um 
acréscimo de grande magnitude (+ 41,5%) em comparação com o de 2008. 
Consequentemente, o saldo comercial ficou no patamar de US$11,6 milhões, com um 
desempenho bem aquém do desejado (-46,2%), comparado com o período 
anterior. 
             A 
gravidade do desempenho acima fica evidente vis-à-vis o desempenho do comércio 
exterior da floricultura brasileira desde 1997: em 2009, pela primeira vez, o 
valor da exportação total muda de curvatura no sentido descendente, enquanto o 
saldo da balança cai pelo segundo ano consecutivo à medida que o valor da 
importação continuou o movimento ascendente pelo quarto ano consecutivo (Figura 
1). 

Figura 1 – Balança Comercial Brasileira 
dos Produtos da Floricultura, 1997 a 2009.
Fonte: Instituto de Economia Agrícola (IEA) com base na Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – SECEX/MDIC. Disponível em: <http://aliceweb. desenvolvimento.gov.br/>. Acesso em: 16 mar. 2010.
Contribuiu para o desempenho desfavorável do comércio exterior da floricultura brasileira em 2009 a queda generalizada no valor exportado dos quatro grupos2 de produtos. O grupo de flores apresentou maior decréscimo (-39,2%) em relação ao ano anterior, embora represente a menor fatia do total exportado (4,7%) com o valor de US$1,5 milhão. Os grupos folhagens, bulbos e mudas apresentaram quedas da ordem de -13,1%, -9,5% e -8,8%, respectivamente. A participação do grupo de bulbos no valor total exportado é o maior, com US$14,4 milhões (45,8%), seguido do grupo de mudas, com US$13,9 milhões (44%), e, em terceiro lugar, o grupo de folhagens, que deteve a fatia de 5,6% (US$1,8 milhão) (Figura 2).
Figura 2 – Balança Comercial Brasileira 
dos Produtos da Floricultura, por Grupo, 2008 e 2009. 
Fonte: Instituto de Economia Agrícola (IEA) com base na Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – SECEX/MDIC. Disponível em: <http://aliceweb. desenvolvimento.gov.br/>. Acesso em: 16 mar. 2010.
Em 2009, as exportações brasileiras tiveram como destino 42 países, dos quais dois parceiros comerciais absorveram 78,1% do valor das vendas ao exterior. Embora a Holanda continue invicta como destino principal dos produtos da floricultura brasileira em termos de valor comercializado (US$18,6 milhões) – respondendo por 59,1% do total – pela primeira vez a magnitude da queda (-15,5%) superou o do segundo parceiro comercial mais importante, os Estados Unidos. Neste caso, o valor comercializado foi de US$6 milhões (18,9% da fatia) com consequente queda no valor comercializado (-6,4%).
Outros destinos comerciais de destaque em termos de volume foram Itália, Bélgica, Japão e Alemanha, com 8,8%, 2,3%, 1,9% e 1,3% do valor total da exportação, respectivamente. Quanto à variação anual mais significativa, os seguintes parceiros comerciais apresentaram melhores desempenhos: Colômbia (+14.372,5%), Peru (+7.472,2%), Hong Kong (+3.414,3%) e Cabo Verde (+355,3%) (Tabela 1).
Os países que já foram clientes de produtos da floricultura brasileira em 2008, mas sem registro de transações na base de dados da SECEX durante 2009, são: Equador, Israel, Dinamarca, Paraguai, Grécia, Guiana Francesa, Rússia, Egito e Emirados Árabes. No conjunto, esses países movimentaram cerca de US$156,4 mil em 2008. Os seguintes países voltaram a ser importadores da floricultura brasileira: Uganda, Senegal, Etiópia, Honduras, Azerbaijão, Turquia, Suécia e Austrália, movimentando US$63,3 mil em 2009.
Um indicador importante para os exportadores brasileiros é o valor da exportação mensal e sua variação em relação ao período anterior, para fins de prospecção de demanda, sinalização de tendência e futuro contato com clientes. No ano de 2009, só o mês de setembro apresentou claro sinal de crescimento (+53,9%), embora junho e outubro já apresentassem traços de ascensão. Nos outros meses as exportações apresentaram variação negativa, ficando muito evidente o desempenho desfavorável em julho (-24,5%) e agosto (-17,3%) no âmbito da variação absoluta, embora em termos percentuais a queda apresentada em março (-26,6%) seja a maior (Figura 3).
Esse é o novo panorama do comércio exterior da floricultura brasileira, momento de turning point desfavorável em 2009. Como reverter esta delicada situação? Até recentemente, o aumento nas importações parecia alimentar o aumento no valor exportado através da re-exportação de insumos, como no caso de bulbos, trabalhado para acelerar o processo produtivo em países líderes na produção e comercialização de produto final de floricultura – com floração mais precoce –, caso típico da Holanda.
Embora o cenário macroeconômico de recessão mundial possa ser mencionado como atenuante para o desempenho negativo do setor, há que se lembrar que o País ocupa somente 1% da fatia comercializada no mercado internacional de produtos da floricultura. Tudo indica que a mesma lição dada como caminho de desenvolvimento de uma região se aplica em termos globais à floricultura nacional.
Cabe ao setor neste momento – como estratégia para reverter a tendência –aprender as lições de competitividade que os indicadores do desempenho da floricultura brasileira insistem em evidenciar nos últimos anos, bem como ouvir recomendações técnicas que instituições de amparo e orientação ao setor – SEBRAE Floricultura Nacional, Câmara Setorial de Flores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), instituições de pesquisa e empresas de consultoria – têm para oferecer aos agentes da cadeia produtiva e tomar as ações economicamente viáveis.
Tabela 1 – Exportação dos Produtos da Floricultura Brasileira, por País de Destino, 2008 e 2009
| País | 
       | 
    
       | 
    
       | ||||||
| 
       FOB   (US$)  | 
    
       Ranking  | 
    
       Part. 
      (%)  | 
    
       FOB 
       (US$)  | 
    
       Ranking  | 
    
       Part. 
      (%)  | 
    
       Part. Acum. 
      (%)  | |||
| Holanda | 
       22.067.059   | 
    
       1   | 
    
       62,0   | 
    
       18.645.629   | 
    
       1   | 
    
       59,1   | 
    
       59,1   | 
    
       -15,5  | |
| Estados Unidos | 
       6.376.825   | 
    
       2   | 
    
       17,9   | 
    
       5.966.526   | 
    
       2   | 
    
       18,9   | 
    
       78,1   | 
    
       -6,4  | |
| Itália | 
       2.656.913   | 
    
       3   | 
    
       7,5   | 
    
       2.758.813   | 
    
       3   | 
    
       8,8   | 
    
       86,8   | 
    
       3,8  | |
| Bélgica | 
       824.912   | 
    
       4   | 
    
       2,3   | 
    
       720.587   | 
    
       4   | 
    
       2,3   | 
    
       89,1   | 
    
       -12,6  | |
| Japão | 
       677.723   | 
    
       5   | 
    
       1,9   | 
    
       606.356   | 
    
       5   | 
    
       1,9   | 
    
       91,0   | 
    
       -10,5  | |
| Alemanha | 
       622.308   | 
    
       6   | 
    
       1,7   | 
    
       394.773   | 
    
       6   | 
    
       1,3   | 
    
       92,3   | 
    
       -36,6  | |
| Canadá | 
       586.749   | 
    
       7   | 
    
       1,6   | 
    
       389.253   | 
    
       7   | 
    
       1,2   | 
    
       93,5   | 
    
       -33,7  | |
| Portugal | 
       453.304   | 
    
       8   | 
    
       1,3   | 
    
       352.333   | 
    
       8   | 
    
       1,1   | 
    
       94,6   | 
    
       -22,3  | |
| Polônia | 
       145.180   | 
    
       11   | 
    
       0,4   | 
    
       280.422   | 
    
       9   | 
    
       0,9   | 
    
       95,5   | 
    
       93,2  | |
| Angola | 
       126.234   | 
    
       13   | 
    
       0,4   | 
    
       276.440   | 
    
       10   | 
    
       0,9   | 
    
       96,4   | 
    
       119,0  | |
| Uruguai | 
       166.622   | 
    
       10   | 
    
       0,5   | 
    
       168.867   | 
    
       11   | 
    
       0,5   | 
    
       96,9   | 
    
       1,3  | |
| Chile | 
       168.452   | 
    
       9   | 
    
       0,5   | 
    
       166.435   | 
    
       12   | 
    
       0,5   | 
    
       97,5   | 
    
       -1,2  | |
| Peru | 
       2.113   | 
    
       35   | 
    
       0,0   | 
    
       160.000   | 
    
       13   | 
    
       0,5   | 
    
       98,0   | 
    
       7.472,2  | |
| Colômbia | 
       850   | 
    
       39   | 
    
       0,0   | 
    
       123.016   | 
    
       14   | 
    
       0,4   | 
    
       98,4   | 
    
       14.372,5  | |
| México | 
       134.543   | 
    
       12   | 
    
       0,4   | 
    
       84.406   | 
    
       15   | 
    
       0,3   | 
    
       98,6   | 
    
       -37,3  | |
| Argentina | 
       87.848   | 
    
       15   | 
    
       0,2   | 
    
       75.590   | 
    
       16   | 
    
       0,2   | 
    
       98,9   | 
    
       -14,0  | |
| Reino Unido | 
       31.986   | 
    
       22   | 
    
       0,1   | 
    
       55.310   | 
    
       17   | 
    
       0,2   | 
    
       99,0   | 
    
       72,9  | |
| Uganda | 
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       41.411   | 
    
       18   | 
    
       0,1   | 
    
       99,2   | 
    
       -   | |
| Espanha | 
       102.645   | 
    
       14   | 
    
       0,3   | 
    
       38.691   | 
    
       19   | 
    
       0,1   | 
    
       99,3   | 
    
       -62,3  | |
| China | 
       16.167   | 
    
       24   | 
    
       0,0   | 
    
       35.420   | 
    
       20   | 
    
       0,1   | 
    
       99,4   | 
    
       119,1  | |
| Índia | 
       17.862   | 
    
       23   | 
    
       0,1   | 
    
       34.450   | 
    
       21   | 
    
       0,1   | 
    
       99,5   | 
    
       92,9  | |
| Hungria | 
       32.760   | 
    
       21   | 
    
       0,1   | 
    
       27.225   | 
    
       22   | 
    
       0,1   | 
    
       99,6   | 
    
       -16,9  | |
| República Tcheca | 
       52.693   | 
    
       17   | 
    
       0,1   | 
    
       25.096   | 
    
       23   | 
    
       0,1   | 
    
       99,7   | 
    
       -52,4  | |
| Suíça | 
       5.737   | 
    
       29   | 
    
       0,0   | 
    
       22.151   | 
    
       24   | 
    
       0,1   | 
    
       99,8   | 
    
       286,1  | |
| Hong Kong | 
       453   | 
    
       41   | 
    
       0,0   | 
    
       15.920   | 
    
       25   | 
    
       0,1   | 
    
       99,8   | 
    
       3.414,3  | |
| Gana | 
       6.526   | 
    
       28   | 
    
       0,0   | 
    
       12.885   | 
    
       26   | 
    
       0,0   | 
    
       99,9   | 
    
       97,4  | |
| França | 
       32.880   | 
    
       20   | 
    
       0,1   | 
    
       7.999   | 
    
       27   | 
    
       0,0   | 
    
       99,9   | 
    
       -75,7  | |
| Senegal | 
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       6.680   | 
    
       28   | 
    
       0,0   | 
    
       99,9   | 
    
       -   | |
| Etiópia | 
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       6.255   | 
    
       29   | 
    
       0,0   | 
    
       99,9   | 
    
       -   | |
| Honduras | 
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       4.677   | 
    
       30   | 
    
       0,0   | 
    
       99,9   | 
    
       -   | |
| Taiwan (Formosa) | 
       3.754   | 
    
       30   | 
    
       0,0   | 
    
       3.801   | 
    
       31   | 
    
       0,0   | 
    
       99,9   | 
    
       1,3  | |
| Ucrânia | 
       13.749   | 
    
       25   | 
    
       0,0   | 
    
       3.625   | 
    
       32   | 
    
       0,0   | 
    
       100,0   | 
    
       -73,6  | |
| Cabo Verde | 
       667   | 
    
       40   | 
    
       0,0   | 
    
       3.037   | 
    
       33   | 
    
       0,0   | 
    
       100,0   | 
    
       355,3  | |
| Azerbaijão | 
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       2.506   | 
    
       34   | 
    
       0,0   | 
    
       100,0   | 
    
       -   | |
| Indonésia | 
       7.500   | 
    
       27   | 
    
       0,0   | 
    
       2.070   | 
    
       35   | 
    
       0,0   | 
    
       100,0   | 
    
       -72,4  | |
| África do Sul | 
       418   | 
    
       42   | 
    
       0,0   | 
    
       1.585   | 
    
       36   | 
    
       0,0   | 
    
       100,0   | 
    
       279,2  | |
| Bolívia | 
       11.056   | 
    
       26   | 
    
       0,0   | 
    
       1.311   | 
    
       37   | 
    
       0,0   | 
    
       100,0   | 
    
       -88,1  | |
| Turquia | 
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       1.107   | 
    
       38   | 
    
       0,0   | 
    
       100,0   | 
    
       -   | |
| Coreia do Sul | 
       1.725   | 
    
       37   | 
    
       0,0   | 
    
       900   | 
    
       39   | 
    
       0,0   | 
    
       100,0   | 
    
       -47,8  | |
| Suécia | 
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       668   | 
    
       40   | 
    
       0,0   | 
    
       100,0   | 
    
       -   | |
| Tailândia | 
       3.640   | 
    
       31   | 
    
       0,0   | 
    
       420   | 
    
       41   | 
    
       0,0   | 
    
       100,0   | 
    
       -88,5  | |
| Austrália | 
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       3   | 
    
       42   | 
    
       0,0   | 
    
       100,0   | 
    
       -   | |
| Equador | 
       37.450   | 
    
       19   | 
    
       0,1   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -100,0  | |
| Israel | 
       313   | 
    
       43   | 
    
       0,0   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -100,0  | |
| Dinamarca | 
       57.606   | 
    
       16   | 
    
       0,2   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -100,0  | |
| Paraguai | 
       49.494   | 
    
       18   | 
    
       0,1   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -100,0  | |
| Grécia | 
       3.546   | 
    
       32   | 
    
       0,0   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -100,0  | |
| Guiana Francesa | 
       2.548   | 
    
       33   | 
    
       0,0   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -100,0  | |
| Rússia | 
       2.200   | 
    
       34   | 
    
       0,0   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -100,0  | |
| Egito | 
       1.760   | 
    
       36   | 
    
       0,0   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -100,0  | |
| Emirados Árabes | 
       1.471   | 
    
       38   | 
    
       0,0   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -   | 
    
       -100,0  | |
| Total | 
       35.593.010   | 
    
       100,0   | 
    
       31.524.649   | 
    
       100,0   | 
    
       -11,4  | ||||
Figura 3 – Exportação Mensal dos Produtos 
da Floricultura Brasileira, 2008 e 2009. 
Fonte: Instituto de Economia Agrícola (IEA) com base na Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – SECEX/MDIC. Disponível em: <http://aliceweb. desenvolvimento.gov.br/>. Acesso em: 16 mar. 2010.
___________________________________ 
1 Considerou-se nesta análise o grupo de 
produtos especificados na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM 06) da Secretaria 
de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio 
Exterior - SECEX/MDIC nos itens de exportação, importação e saldo da balança 
comercial brasileira de plantas vivas e produtos da floricultura. Disponível em: 
<http://aliceweb.desenvolvimento.gov.br/>. Acesso em: 16 mar. 
2010. 
2 O Capítulo 06 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é composto por quatro agrupamentos de produtos: Bulbos (bulbos, tubérculos, rizomas, etc.), Mudas (mudas de plantas ornamentais, de orquídeas, etc.), Flores (flores cortadas para buquês, frescas ou secas) e Folhagens (folhas, folhagens e musgos para floricultura). No grupo de mudas estão incluídos os de não ornamentais como café, cana e videira, em valores ínfimos.
3 REIS, J. N. P. Competitividade potencial da floricultura cearense. Disponível em: <http://www2.ipece. ce.gov.br/encontro/artigos_2008/12.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2010.
Palavras-chave: floricultura, exportação, comércio exterior, flores, bulbos, folhagens, mudas.
Data de Publicação: 26/04/2010
                Autor(es): 
                Ikuyo Kiyuna Consulte outros textos deste autor
José Alberto Angelo (jose.angelo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Paulo José Coelho (pjcoelho@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor              

                    
                        