Artigos
Situação do Mercado de Produtos Orgânicos e as Formas de Comercialização no Brasil
RESUMO: A agricultura orgânica tem se desenvolvido rapidamente no mundo nos
últimos anos, com uma taxa média de crescimento
ao redor de 25%. No Brasil, há um crescente aumento no número de produtores familiares e de grandes produtores ligados a
empresas privadas, relacionados ao mercado
interno e externo, respectivamente. Entretanto, o mercado é ainda um dos
principais desafios a ser superado. Este
trabalho consiste numa revisão de literatura que pretende ressaltar o tamanho da
agricultura orgânica e suas características
mercadológicas no Brasil e no mundo. Abordam-se as características brasileiras referentes à exportação e, também, ao mercado
interno, com enfoque nas formas de
comercialização utilizadas por pequenos e grandes produtores, certificação
orgânica e precificação. Observa-se que as
exportações estão seguindo a mesma lógica brasileira de produtos convencionais
para abertura de mercado e também a existência
de altas expectativas com a regulamentação da lei que influenciaram toda a cadeia de produtos orgânicos.
Data de Publicação: 25/11/2009
Autor(es):
Priscila Terrazzan (terrazzan@biosistemico.com.br) Consulte outros textos deste autor
Pedro José Valarini (valarini@cnpma.embrapa.br) Consulte outros textos deste autor