Artigos
Coordenação Relacional e Cocriação de Valor: modelagem e proposta de aplicação na citricultura brasileira
RESUMO: Este artigo é o primeiro passo para a criação de modelo de atuação
estratégica com foco na criação de valor no
segmento citrícola brasileiro, examinando-se as relações entre dois
dosseus principais players: o produtor e
laranja e a indústria de suco. Para tanto, 1) revisitam-se os elementos
básicos utilizados na composição de modelo de
interação empresarial que explora a natureza dos mecanismos de coordenação relacional que emergem dos interesses coletivos
das empresas em relacionamentos diádicos e que
dão margem à cocriação de valor empresarial; 2) apresenta-se uma revisãoe
da história de conflitos entre citricultores e
indústria de suco.
Data de Publicação: 27/10/2009
Autor(es):
Irene Raguenet Troccoli (irene.troccoli@estacio.br) Consulte outros textos deste autor
Joyce Gonçalves Altaf (jgaltaf@yahoo.com.br) Consulte outros textos deste autor