Artigos
REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO NA ZONA RURAL
Qualquer política que busque melhorar a
qualidade de ensino da escola pública estadual não pode deixar de fora a escola
da zona rural, na qual os problemas apresentados são da maior gravidade, como o
isolamento, a precariedade, a multisseriação e a terminalidade antecipada. A
Secretaria da Educação, através da FDE e demais órgãos envolvidos com a
problemática (CEI, COGSP, CENP, DRUH, DREs e DEs, Secretarias da Saúde, Meio
Ambiente, Agricultura e Prefeituras Municipais), desenvolveu, a partir de um
diagnóstico, um programa para a escola da zona rural. Após dois anos da sua
implantação, são objetivos, para o próximo biênio, a continuidade do seu
incentivo e o aprimoramento do processo pedagógico, assim como a consolidação de
ações de apoio nas áreas de administração do transporte escolar, saneamento
rural, meio ambiente e de desenvolvimento sócio-econômico da comunidade. Demos
passos importantes, mas não eliminamos os focos de precariedade que resultam na
baixa qualidade de ensino.
Data de Publicação: 01/09/1993
Autor(es): Paulo José de Lara Dante Consulte outros textos deste autor