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Informação Tecnológica sobre Cana-de-açúcar na Internet
                     1 - Introdução 
             O 
Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e de etanol1. A 
cana-de-açúcar é a maior fonte de energia renovável do País, com 15,9% de 
participação na matriz energética atual, superando pela primeira vez a oferta de 
energia hidrelétrica (14,8%), considerando-se o etanol combustível e a cogeração 
de eletricidade a partir do bagaço2. Sua área plantada passa de 7 
milhões de hectares; e sua produção gira em torno de 490 milhões de toneladas na 
safra 2007/083. 
             O 
setor produtivo da cana-de-açúcar tem capacidade de suprir as demandas internas 
de açúcar e etanol, e ainda, gerar divisas econômicas, por meio das exportações. 
Trata-se de um sistema agroindustrial complexo, que envolve vários fatores de 
vital importância para a obtenção da cana-de-açúcar de qualidade, desde a 
recomendação de variedades, manejo do solo, tratos culturais, passando pelos 
processos industriais de fabricação do açúcar, etanol, rapadura e cachaça, até a 
fase de comercialização, logística, gerenciamento, processos de produção e de 
transporte. 
             
Entretanto, apesar da magnitude e da complexidade desse sistema produtivo, 
constata-se uma lacuna no tocante à oferta de um veículo específico de 
divulgação de informação tecnológica para cana-de-açúcar, voltada ao atendimento 
das necessidades do setor, sobretudo a partir de 1990, quando foi extinto o 
Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA). Desde então, duas importantes fontes de 
informação para esse setor deixaram de circular, já que eram produzidas pelo 
IAA, a revista "Brasil Açucareiro" e o "Anuário Açucareiro", criadas na década 
de 1930. 
             Essa 
lacuna só não foi maior graças à existência, desde 1982, da revista "STAB – 
Açúcar, Álcool e Subprodutos", editada pela Sociedade dos Técnicos Açucareiros e 
Alcooleiros do Brasil4. 
 2 – Informação Tecnológica para o 
Segmento Sucroalcooleiro 
             Com o 
surgimento da internet e o desenvolvimento de tecnologias digitais, a partir da 
década de 1990, a comunicação, a difusão e o acesso à informação em tempo hábil 
tornaram-se imprescindíveis para o processo de tomada de decisão. 
Especificamente na zona rural, o acesso à informação por meio da rede mundial de 
computadores vem registrando aumentos significativos. No segmento 
sucroalcooleiro, 12% dos produtores de cana paulistas utilizam a 
internet5. 
             No 
tocante à oferta de serviços de informação on-line para o segmento 
sucroalcooleiro, identificou-se uma extraordinária oportunidade para a 
proposição de um sistema capaz de reunir, organizar e disponibilizar a 
informação tecnológica, em razão das necessidades e demandas de informação, 
sobretudo por parte dos produtores rurais, profissionais da assistência técnica 
e extensão. 
             A 
partir dessa análise, propôs-se o desenvolvimento de um projeto para a 
estruturação da Agência de Informação da Cana-de-açúcar, adotando-se as 
ferramentas e metodologias desenvolvidas pela Embrapa6. A Agência de 
Informação da Cana-de-açúcar foi criada com o propósito de prover o efetivo 
acesso às informações tecnológicas na web, com maior rapidez e qualidade, 
aos produtores rurais e a todos os agentes envolvidos nessa importante cadeia 
produtiva do agronegócio brasileiro. 
 2.1 - Agência de Informação da 
Cana-de-açúcar 
             Para 
a organização da Agência de Informação da Cana-de-açúcar, adotou-se o conjunto 
de metodologias e ferramentas de software desenvolvidas pela 
Embrapa7, 8, 9. As atividades de organização e tratamento da 
informação foram conduzidas por uma equipe editorial multidisciplinar composta 
por membros das instituições parceiras do projeto (cinco unidades de pesquisa da 
Embrapa, APTA-Polo Regional Centro Sul/Piracicaba, Centro de Pesquisas 
Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Universidade Estadual de 
Campinas) e Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Universidade de 
São Paulo). A equipe editorial foi formada por pesquisadores e especialistas em 
cana-de-açúcar, e por profissionais de informação, informática e 
comunicação. 
             A 
construção da Agência de Informação da Cana-de-açúcar foi norteada pelas etapas: 
a) delineamento, esboço e estruturação da árvore do conhecimento; b) catalogação 
e associação de recursos eletrônicos relevantes ao tema; c) elaboração e edição 
de textos dos conteúdos para a Agência de Informação; d) publicação do 
website da Agência de Informação da Cana-de-açúcar. Para a manipulação e 
preparo da estrutura da Agência de Informação da Cana-de-açúcar, foram 
utilizadas as ferramentas HiperEditor e HiperVisual10, que permitem a 
visualização das informações em formato de árvore hiperbólica. 
             Os 
textos de conteúdos técnicos da Agência da Cana-de-açúcar foram elaborados a 
partir de informações e conhecimento acumulados e disponíveis nas instituições 
públicas de pesquisa. Em atendimento à legislação de direitos autorais, foram 
feitas solicitações de autorização de uso de obras aos autores das publicações 
utilizadas como fonte, visando à divulgação no website da Agência de 
Informação da Cana-de-açúcar. 
 2.2 – Estruturação e Visualização da 
Informação 
             Um 
conjunto de textos com conteúdos de informação pertinentes às principais etapas 
e operações da cadeia produtiva da cana-de-açúcar foi publicado na internet, 
para acesso público e gratuito, no endereço: 
<http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/ 
gestor/cana-de-acucar/Abertura.html>. São conteúdos técnicos que podem ser 
visualizados por meio de árvore hiperbólica (Figura 1), além da forma 
hipertextual (Figura 2). Os textos foram escritos por especialistas de 
diferentes áreas de atuação, buscando informar sobre todos os aspectos da 
cultura e da cana e os principais elos da sua cadeia. O conteúdo está dividido 
em três tópicos: 1) Pré-produção - com informações socioeconômicas, ambientais e 
principais características da cultura da cana-de-açúcar; 2) Produção - com 
descrição das etapas e operações da produção agrícola; e 3) Pós-produção 
– com informações sobre os processos industriais para o beneficiamento da 
cana-de-açúcar e sua comercialização no mercado interno e externo. 
Figura 1 - Agência de Informação da Cana-de-açúcar – Visualização Hiperbólica.
Figura 2 - Agência de Informação da Cana-de-açúcar – Navegação Hipertextual.
A estruturação do conhecimento em forma hierárquica possibilita ao usuário uma melhor visualização e percepção do ambiente informacional no qual está inserido. Nesse contexto, o usuário é estimulado a construir a sua base de conhecimento sobre cana, favorecendo a recuperação de informações mais apropriadas e que melhor atendam às suas necessidades. Essa iniciativa tem o compromisso de tornar visíveis, ao segmento produtivo da cana-de-açúcar, os esforços mais significativos empreendidos pelas instituições públicas de pesquisa brasileiras.
3 – Considerações Finais
A organização da informação tecnológica da cana-de-açúcar, baseada na metodologia da Agência de Informação Embrapa, propicia: a disseminação de conteúdos específicos e qualificados, além de adequados em termos de linguagem e mídia; mecanismos facilitadores do processo de disseminação e recuperação de conteúdos, como navegação em hipertexto e gráfica, por meio de árvore hiperbólica; e a construção de conhecimento, de forma intuitiva, sobre determinado assunto.
            A 
publicação da Agência de Informação da Cana-de-açúcar, na internet, contribui 
ainda para a melhoria do processo de transferência de tecnologias aos produtores 
rurais e agentes de desenvolvimento, e à socialização da informação e 
conhecimento gerados pelas instituições públicas de pesquisa. 
_____________________________________________________________________________ 
1 BEAUCLAIR, E. G. F. de et al. O uso de maturadores 
químicos na cana-de-açúcar. São Paulo: APTA, 2005. Disponível em: 
<http://www.apta.sp.gov.br>. Acesso em: 2008. 
2 BRASIL. Ministério as Minas e Energia. Balanço energético nacional 2008: ano base 2007. Brasília (DF): MME, 2007. Disponível em: <http://www.mme.gov.br/site/menu/select_ main_menu_item.do?channelId= 1432&pageId=17036>. Acesso em: out. 2008.
3 BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Acompanhamento de produção sucroalcooleiro: safra 2007/2008. Brasília (DF): MAPA, 2008. 1 p. Disponível em: <http://mapas.agricultura.gov.br/spc/daa/Resumos%5CAgosto07-08b_2.pdf>. Acesso em: out. 2008.
4 SOCIEDADE DOS TÉCNICOS AÇUCAREIROS E ALCOOLEIROS DO BRASIL - STAB. Estatuto da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil. Piracicaba (SP): STAB, 2007. Disponível em: <http://www.stab.org.br/stab.html>. Acesso em: 7 nov. 2008.
5 FRANCISCO, V. L. F. dos S. Acesso do setor rural à internet no Estado de São Paulo. Informações econômicas, SP, São Paulo, v. 33, n. 5, p. 53-56, maio, 2003.
6 SOUZA, M. I. F. et al. Agência de Informação Embrapa: uma aplicação para organização da informação e gestão do conhecimento. In: WORKSHOP DE BIBLIOTECAS DIGITAIS, 2., 2006, Florianópolis. Anais... Florianópolis: SBC, 2006. p. 51-56.
7 SANTOS, A. D. dos et al. Manual de usuário do sistema gestor de conteúdo da Agência de Informação Embrapa: versão 2. Campinas (SP): Embrapa Informática Agropecuária, 2007.
8 EMBRAPA INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA. Agência de Informação Embrapa: orientações e metodologia. Brasília (DF), 2005.
9 ALVES, M. das D. R.; SOUZA, M. I. F. Manual de representação descritiva de recursos eletrônicos. Campinas (SP): Embrapa Informática Agropecuária, 2008. 87 p.
10 EMBRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA. HiperVisual e HiperEditor. Campinas (SP): Embrapa Informática Agropecuária, 2004.
Palavras-chave: informação tecnológica, cana-de-açúcar, website de conteúdo.
Data de Publicação: 05/05/2009
                Autor(es): 
                Marcia Izabel Fugisawa Souza (marcia@cnptia.embrapa.br) Consulte outros textos deste autor
Carlos Eduardo de Freitas Vian Consulte outros textos deste autor
Fábio Ricardo Marin (marin@cnptia.embrapa.br) Consulte outros textos deste autor
Rogério Haruo Sakai (rhsakai@gmail.com) Consulte outros textos deste autor
Patrícia Cândida Lopes (patylopesjornal@yahoo.com.br) Consulte outros textos deste autor              



                    
                        