COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL NAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE ALHO: análise do período 2008-2019

Gustavo de Oliveira Buta, Jaim José da Silva Junior


RESUMO: O artigo analisa a competitividade internacional no mercado de alho (Allium sativum L.) nas últimas duas décadas. Em especial, o trabalho investiga o comportamento das importações brasileiras desse produto. Foram calculados o índice de Herfindal-Hirschmann (HHI) e o índice de vantagem comparativa revelada de Vollrath (RACV) para identificar a concentração e a competitividade dos países exportadores globais de alho no período 2007-2017. O objetivo específico do trabalho é avaliar a dinâmica das importações brasileiras de alho. Para isso, calculou-se o índice de vantagem comparativa revelada de Vollrath nas importações brasileiras de alho (RACVImpBR) no período 2008-2019. Adaptado do RACV, o RACVImpBR expressa o desempenho dos países no mercado formado pelas importações brasileiras de alho. Constatou-se que, no período recente, a Espanha ganhou competitividade nas compras brasileiras de alho, em detrimento da China. Com relação às exportações globais, a China manteve-se como país mais competitivo.

 

Palavras-chave: agronegócio, importação, alho, vantagem comparativa revelada.