Artigos
COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL NAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE ALHO: análise do período 2008-2019
Gustavo de Oliveira Buta, Jaim José da Silva Junior RESUMO: O
artigo analisa a competitividade internacional no mercado de alho (Allium sativum L.)
nas últimas duas décadas. Em especial, o trabalho investiga o comportamento das
importações brasileiras desse produto. Foram calculados o índice de
Herfindal-Hirschmann (HHI) e o índice de vantagem comparativa revelada de
Vollrath (RACV) para identificar a concentração e a competitividade dos países
exportadores globais de alho no período 2007-2017. O objetivo específico do
trabalho é avaliar a dinâmica das importações brasileiras de alho. Para isso,
calculou-se o índice de vantagem comparativa revelada de Vollrath nas
importações brasileiras de alho (RACVImpBR) no período 2008-2019.
Adaptado do RACV, o RACVImpBR expressa o desempenho dos países no
mercado formado pelas importações brasileiras de alho. Constatou-se que, no
período recente, a Espanha ganhou competitividade nas compras brasileiras de
alho, em detrimento da China. Com relação às exportações globais, a China
manteve-se como país mais competitivo. Palavras-chave: agronegócio, importação, alho, vantagem comparativa revelada.