PRODUÇÃO DO HABITUS EMPRESARIAL NA CITRICULTURA PAULISTA

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar a formação de um comportamento empresarial dentre os produtores rurais de laranja na região de Ribeirão Preto. A análise apóia-se no conceito de habitus como unificação simbólica no plano das representações sociais que orienta a atual ação social dos agentes no campo econômico da citricultura. O método empregado foi o da reconstituição histórica dos processos de apropriação de terras e de organização do trabalho agrícola baseado na literatura. Calcado no pioneirismo das famílias tradicionais, no risco assumido diante dos novos desafios produtivos sob a tutela do Estado, na competência em exportar e na defesa de seu papel na dinamização da economia nacional desde a época da economia cafeeira, aquele habitus assenta-se em conteúdos formulados atualmente pela agricultura de origem familiar.

Palavras-chave: citricultura, habitus, empresário rural.

Data de Publicação: 14/07/2008

Autor(es): Marie Anne Najm Chalita (mariechalita@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor